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Evangelismo deve ser um estilo de vida, não um evento

Silver Spring, 07 de maio de 2007

EVANGELISMO
Elizabeth Lechleitner [ANN]


“Se o seu conceito de evangelismo envolve muito dinheiro, um orador estrela e alguém que faz o trabalho e parte para outro evento, para conquistar novos fiéis, precisa atualizar sua definição”, declara um dos vice-presidentes mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Mark Finley.

"Se você vê o evangelismo como um evento, está destinado a obter resultados mínimos. Se o evangelismo não for um processo contínuo, com o objetivo de reavivar e equipar as igrejas locais onde os novos fiéis serão nutridos, estará destinado a não alcançar o ideal divino", diz Finley, que acredita que o evangelismo é útil e eficaz somente quando a igreja ministra continuamente na comunidade.

Por ser ele mesmo um evangelista, Finley é um fervoroso advogado do testemunho da fé. "Se você crê na Bíblia, o evangelismo tem importância", ele explica, citando a instrução de Jesus em Marcos 16:15, de pregar o evangelho a todo o mundo. "Como Igreja, estamos interessados em pessoas. E esse interesse em pessoas requer interesse no evangelismo."

No seu sentido mais amplo, "evangelismo é simplesmente partilhar Jesus de todas as formas possíveis com todas as pessoas possíveis. É orar com um vizinho que esteja enfrentando divórcio; é oferecer a paz de Jesus a uma pessoa afetada pelo câncer; são os pequenos grupos e o testemunho pessoal: o evangelismo não pode caracterizar-se como algo de tamanho único”, conclui.

Finley crê também que por meio dos pequenos grupos "a Igreja pode oferecer um senso de ligação e identidade numa comunidade espiritual", o que tem impacto particularmente sobre jovens.

Nestes últimos anos, muitas comunidades cristãs, inclusive a Igreja Adventista, têm recorrido ao ministério dos pequenos grupos, à Internet e outras formas atuais de evangelização que se julga terem maior efeito sobre uma sociedade secularizada e cética. Finley, que é também diretor do Centro de Evangelismo Global da Igreja, apóia plenamente as formas experimentais de evangelismo, como cursos bíblicos on-line, evangelistas na Internet e o pleno uso da TV, do rádio e de outros recursos da mídia, para o que ele chama de "evangelismo pessoal com um toque de alta tecnologia”.

Finley enfatiza que os temas doutrinários "devem ser apresentados no contexto de sua importância em relação ao pensamento moderno e aos valores modernos". Ele cita a crença adventista no Sábado do sétimo dia como exemplo: “A Igreja não pode simplesmente abordar a questão como ‘um teste’ que os novos crentes devem arbitrariamente adotar. Em vez disso, devemos apresentar o Sábado ‘como nossa identidade numa era de evolucionismo. O Sábado diz quem nós somos e transmite auto-estima e um real significado à nossas vidas’ – conceitos esses com que a mente moderna melhor se relaciona”, declara Finley.

Mesmo sendo a favor de novos métodos, Finley não pensa que as tradicionais reuniões públicas de evangelismo devam ser abandonadas. Porém, há o jeito certo e o jeito errado de conduzi-las. Os adventistas devem continuamente avaliar a mentalidade que motiva o evangelismo público. Qualquer esforço evangelístico que explora a manipulação emocional ou um orador-celebridade para aumentar o número de novos crentes no rol da igreja apenas macula "a autenticidade do Evangelho".

"Penso que oferecer Bíblias gratuitamente ou outros materiais suplementares é uma motivação perfeitamente legítima para a freqüência às reuniões", acrescenta Finley, mas, além disso, "qualquer tipo de artifício ou manipulação rebaixa o evangelismo genuíno”.

“A Igreja é o corpo de Cristo compartilhando o amor de Deus à comunidade", conclui Finley. "Isso não acontece em três semanas, mas indefinidamente. O verdadeiro evangelismo é um estilo de vida, não um evento”.


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