Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
23 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
AGente da Esperança?

Dois homens andavam sob a neve que caía sem dó, perdidos e quase paralisados de tanto frio. Um deles já desfalecia e não conseguia mais andar. Quando sentiram que iriam morrer, avistaram uma pequena luz,  bem longe, que os encheu de esperança.

- Não fique aqui para morrer comigo! Eu fico e você vai até a luz buscar ajuda!  - Disse o homem que já não tinha forças para prosseguir. 

Mas, temendo encontrar o amigo já desfalecido, seu companheiro o colocou nas costas e seguiu até a luz que pertencia a uma casa onde foram socorridos. Os médicos disseram que ambos sobreviveram devido ao calor da proximidade dos corpos. Se tivesse deixado o amigo e caminhado só, ambos teriam falecido.

Não é incrível? Quando ajudamos, nós também somos ajudados. Ao proteger o amigo, aquele homem protegeu a si mesmo. A esperança que ele teve de poder salvar a vida do seu amigo, salvou sua própria vida. O maior beneficiado em ajudar, talvez seja aquele que estende a mão!

Mas, em nossa realidade, o que podemos fazer para fazer a diferença no mundo?
O primeiro passo é acreditar no valor que você tem! “Posso todas as coisas em Deus”, disse o apóstolo Paulo. E isso é verdade. Não se sinta menor do que um filho de Deus, um príncipe herdeiro do Céu e da Vida Eterna!

Quando aprender a se valorizar, então é hora de desviar o olhar de si mesmo. Não se torne um “homem corcunda”, como disse Martinho Lutero, “pois só sabe olhar para dentro de si”. Faça como o homem da nossa história. Sinta as necessidades das pessoas à sua volta e levante a pessoa que está caída, uma segunda chance.

Tudo bem. Você já percebeu que pode ser um agente de mudança. Mas, não tente mudar a comunidade de uma vez. Estabeleça metas e faça isso individualmente, “transformando o mundo, uma vida de cada vez”, ou mais, conforme suas verdadeiras possibilidades.

Para atingir suas metas, você precisa estar capacitado, saber o que está fazendo, certo? Para isso, vai precisar estudar. Então, dê um chega pra lá nessa preguiça e leia, leia muito. Pesquise sobre os assuntos com os quais irá trabalhar para mudar o mundo. Participe de seminários, converse com pessoas experientes no tema e anote todas as idéias que poderá aplicar em seu projeto. Uma boa informação será muito útil no desenvolvimento de qualquer atividade.

Veja quantas possibilidades diferentes você tem: Ecologia, reciclagem, educação de filhos, família e relacionamento, vida espiritual, combate às drogas e outros vícios, empreendedorismo, solidariedade, inclusão social e muitos outros assuntos. Mas  escolha alguma atividade que você goste. Fica mais interessante!

Cuidar de nós mesmos, das pessoas à nossa volta e do mundo em que vivemos é uma responsabilidade que temos desde os tempos de Adão e Eva. E é uma ordem de Deus. Se somos AGente da Esperança, cumprimos essa tarefa. Podemos começar economizando e deixando de poluir a água, elemento indispensável para a vida.  “Embora o Brasil ostente a maior descarga de água doce do mundo nos seus rios, quando estes secarem ou só transportarem esgotos não tratados das nossas cidades, já não será possível produzir alimentos, plantar árvores e o dinheiro no bolso de pouco valerá.” (Aldo Rebouças, “Uso Inteligente da Água”.)

Entre diversas atitudes para transformar o mundo, podemos plantar árvores em locais apropriados, evitar cimentar tudo ao redor da casa, cultivar flores e plantas decorativas  e também pintar nossa casa de vez em quando. Afinal, um ambiente agradável, organizado e higienizado ajuda a promover o bem-estar. Um pouco de criatividade pode nos ajudar a ter um ambiente bonito, sem gastar o dinheiro que não temos. No próprio lixo podemos encontrar materiais para reciclar na decoração, ou vender e conseguir um dinheirinho extra.

Seu lixo pode dar emprego! Muitas cooperativas que trabalham com reciclagem, e  catadores que conseguem até R$ 700,00 por mês com a venda dos materiais recolhidos. Separe o lixo seco do úmido antes de colocar para a coleta e informe-se na sua prefeitura sobre os caminhões que fazem coleta seletiva. Você também pode vender o seu lixo (papel, metal e vidro) em locais como ferro-velho ou doar para ONGs e empresas que fazem artesanato.

Quantas possibilidades só no lixo! Até o óleo de cozinha pode ser útil. Por favor, não o jogue na pia! Além de entupir os canos, polui a água. Com ele, podemos fazer sabão ecológico, ou doá-lo para quem faz. (Fale com a Adra-Ecoe: (11) 5823-4993/ 5826-6849). Ah, você pode contar com a Adra-Ecoe para te dar idéias em muitas outras coisas, inclusive, em como ser um empreendedor ou para aprender uma profissão.

Ah, mas se você assumiu que é um Agente da Esperança, todas as atividades em que se envolver será a porta de entrada para apresentar a esperança da salvação - não só dos problemas da terra, mas para a Vida Eterna. Deus o ajudará em sua missão. E você pode começar agora, escolhendo 5 pessoas por quem irá orar todos os dias! 


ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais
 
                      “Transformando o mundo, uma vida de cada vez”



Ronaldo de Oliveira


  Envie a um amigo

 Veja também
  Primeira Ação Social Integrada em Valo Velho beneficia 400 pessoas
  Edição 2008 da maior campanha de doação de sangue da América Latina já começou
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial