Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Sexta-Feira,
23 de Fevereiro de 2018




Trabalhe Conosco
Empreendedor, todos podem ser?

Características essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso

São Paulo, 23 de novembro de 2009

COMUNICAÇÃO
Da redação

Empreendedor é o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Uma pesquisa realizada em 43 países, com 4 milhões de novos empreendedores, mostrou que nos últimos três anos, 25% dos empreendedores são jovens entre 18 e 24 anos. Duas são as razões para estes jovens começarem um novo negócio: a necessidade e a oportunidade. O Brasil ficou em terceiro lugar com o maior número de empreendedores. Porém, poucos sobrevivem, pois além de visão e ousadia, outras características precisam ser preenchidas.

Em seu livro "Empreendedorismo", Robert Hirsch afirma que empreendedorismo "é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e ainda recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal".

O perfil do empreendedor

Pessoas empreendedoras têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso.

O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo, valoriza suas experiências, seu valor, tomando decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo, procurando cada vez mais a eficácia. Hoje, fala-se que, além do tino para ser empreendedor, a pessoa precisa de um "Capital Intelectual" que nada mais é que: conhecimento, experiência e especialização. A mão-de-obra passa a ser cabeça-de-obra; conhecimento e capacidade geradores de novas ideias. Além disso, o foco está nas pessoas. Assim, o perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepções e suas atitudes está em pessoas que conseguem harmonizar esforços individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo.

Características do empreendedor: iniciativa, visão, coragem, firmeza, decisão, atitude de respeito humano, capacidade de organização e direção.

O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente.

Para muitos, o conceito de próprio negócio é a "libertação", porém se esquecem da parte financeira. "Quando abri a minha loja de produtos naturais, não havia nenhuma do gênero na região e nem se falava sobre este assunto; tive muita fé, dedicação e suporte financeiro e, hoje, tenho estabilidade," diz Darley Nunes, proprietário de loja de produtos naturais, há mais de 30 anos, na zona Sul de São Paulo.


Visão

Ouve-se e fala-se que o empreendedor precisa ser visionário. Mas, o que é ter isto? A maioria das pessoas tem pouca noção do que isto significa. Metas e objetivos não são visão. Ser visionário é imaginar cenários futuros, utilizando-se de imagens mentais; é perceber possibilidades dentro do que parece ser impossível. É ser alguém que anda, caminha ou viaja para inspirar pensamentos inovadores.

Muitas vezes, pessoas largam um emprego estável, e pensam que têm qualidades de empreendedores, mas não conseguem o que almejam. Segundo especialistas neste assunto, há três perfis com características empresariais, mas apenas um se encaixa no que poderia ser denominado empreendedor. Veja em qual deles você se enquadra:

a) O Empreendedor - transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador, vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente.Nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados;

b) O Administrador - é pragmático, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo;

c) O Técnico - é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito com o controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.
Inúmeras decisões são tomadas no cotidiano. Os processos de decisão nem sempre são simples, objetivos e eficientes como deveriam ser, pois, se a intuição está de um lado, a análise racional está do outro.

Em resumo, baseado na trajetória de vida de várias pessoas de sucesso, percebemos que uma pessoa empreendedora precisa ter peculiaridades diferenciadas. Tolerar erros, ter iniciativa, ser otimista, ter autoconfiança, intuição e ser visionário para negócios futuros e acima de tudo, precisa ter um capital financeiro para a concretização dos ideais.

Mas, além de todos estes requisitos, para Darley, o que faz a diferença em seu empreendimento é o trabalho e a confiança em Deus.

"Nada foi fácil e nem de graça, cheguei até aqui porque tive muita dedicação e Deus me abençoou em todos os meus passos," conclui.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial