Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Segunda-Feira,
10 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
O Profissional Holístico

Não nascemos profissionais, nos tornamos a partir de um processo de crescimento, amadurecimento, vivências e experiências com determinadas áreas e atividades

São Paulo, 15 de junho de 2009

CARREIRA
Ângela Oliveira

Cada vez mais, o mercado exige de nós a capacidade de atuar em áreas que não são efetivamente de nossa preferência e passa a exigir dos profissionais a flexibilidade para entender que ao realizá-las poderão adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades e atitudes importantes, de modo, que contribuirão para o processo de conquista da posição que pretendemos estar no futuro.

O profissional holístico é composto de uma totalidade onde o pensar, o sentir e o querer são as energias básicas para a realização. O sentir faz a ponte entre o pensar e o agir, essa esfera nos coloca em contato com a experimentação e consequentemente nos leva ao aprendizado.

Cada atividade que realizamos faz parte de um quadro maior onde as peças se completam e se somam ao alcance do objetivo final. São estágios, nos quais se obtém informações, novo olhar e desenvolve capacidades na direção da área ou profissão escolhida.

Neste contexto, é importante que se compreenda a idéia holística, o pensar sistemicamente, ou seja, entender que as ações, a existência e as demais ocorrências do dia-a-dia não são isoladas. Está conectado a outros acontecimentos ou à vida de outras pessoas e organizações, pensar e agir sistemicamente não é um privilégio e sim uma necessidade e cabe a todos, estejam atuando onde estiverem.

Encare qualquer emprego, tarefa, apresentação ou outra prática como uma licença para aprender. Faça muitas perguntas, pense como cliente, observe o processo total do qual faz parte e como ele pode ser melhorado. O importante é estar engajado psicologicamente nas tarefas e conexões e estar aberto para aprender.

Em outras palavras, o esforço faz a diferença!

As qualidades mais importantes para a construção de uma carreira de sucesso não são atributos congênitos, altura ou cor dos olhos. Mas, a flexibilidade, a tolerância à incerteza, a capacidade de levantar-se depois da queda. É tornar-se um auto-aprendiz, é encontrar o seu caminho com o coração, é usar o processo de auto-reflexão e de uma revisão constante de importantes verdades a respeito de nós mesmos. Redescobrir a estrada que percorremos ao longo da vida, ainda que você seja jovem.

Certa vez,  alguém perguntou à um velho se ele tinha crescido naquela cidade, sua resposta foi "ainda não".

O processo de crescimento é continuo, essa é a mensagem que nos ensina a resposta do velho sábio!

Ângela Oliveira

Sócia diretora da AOF Assessoria, Consultora Organizacional com pós-graduação em Psicologia Organizacional, extensão em Docência e graduação em Serviço Social.

angela@aofassessoria.com.br
www.aofassessoria.com.br

 


  Envie a um amigo

 Veja também
  Onde existe amor, Deus aí Está
  Fé para Hoje transmitido também pela Rede Brasil
  Racionalize suas emoções, seja inteligente
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial