Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
25 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
Quem é o dono da sua vida?

Como será o seu ano novo? Comece a dominar a sua vida e não se deixe controlar pelo stress do dia-a-dia


São Paulo, 23.12.2008


COMUNICAÇÃO
Por Gislaine Westphal

Acabamos mais um ano, 2009 está aí, com novas propostas, idéias, sonhos, promessas de que o novo ano será fantástico. Mas será que conseguiremos nos planejar e fazer com que os próximos 365 dias se tornem maravilhosos? Uma coisa é certa, as dificuldades virão e elas são necessárias, pois assim, paramos e olhamos o problema de outro ângulo e desenvolvemos qualidades.

Muitos nesta época do ano vivem na fase da exaustão, e não conseguem nem pensar de forma clara quais conquistas foram alcançadas e quais querem alcançar no ano seguinte. O stress, nesta fase, é até necessário, pois é ele quem dá o gás ao dia-a-dia, porém se não o controlarmos, ele toma parte da nossa vida e não nos deixa concretizar nossos ideais.

O stress, que é gerado por situações ameaçadoras todos os dias, tem fases e características;

Alarme – esta fase é importante, pois ela gera a adrenalina.

Resistência – esta fase é melhor você acordar, resolver logo a situação, pois você corre um sério risco de entrar na exaustão ou conviver com uma situação desnecessária e desgastante em sua vida.

Exaustão – já devia ter saído dela, ela gera problemas físicos e psicológicos, como dores no corpo, nervosismo, irritação, depressão... E assim segue a lista.

Fique atento às causas do seu stress. Pode ser frustração, conflito, mudança e pressão. Tente controlar e fazer desta causa uma experiência positiva. Tome cuidado com estas causas. Não tenha metas muitos altas para o momento que você está vivendo, especialmente se estiver passando por stress. Você quer escrever um livro, por exemplo, e tem como meta escrever 10 páginas por dia, porém você sabe que não tem tempo hábil para isso. Então diminua sua meta para 5 páginas. Desta forma você não desistirá de seu objetivo nem ficará frustrado, pois conseguirá cumprir seus alvos.

As mudanças são boas e importantes, mas vá com calma, planeje, pois elas também podem gerar stress e até depressão, quando não conseguimos ou não alcançamos o almejado. Continue sonhando, mas não tire os pés do chão.

Temos que aprender a administrar o stress. É preciso tirar férias, pelo menos uma vez ao ano, ou quem sabe dividi-la em duas etapas, no meio e no final do ano. Faça algo que lhe dê satisfação. Um esporte, ir à academia, conversar com amigos ou familiares, pintar quadros...

Para emagrecer são necessários pelo menos 30 minutos de caminhada ou atividade física, mas para liberar o stress 15 minutos ao dia já são o suficiente. Sorria mais, seja mais gentil, como dizer um “bom dia”, “obrigada”, “por favor”. A gentileza precisa ser praticada todos os dias. E antes de começar seu dia faça uma pausa, medite em alguma qualidade e se foque nisso.

Infelizmente temos algumas coisas que são contra o nosso bom viver, por exemplo, os 7 pecados capitais, vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Os pecados tornam-se piores à medida que a pessoa acha que ela é a única perfeita no mundo, é egocêntrica, orgulhosa e não aceita a necessidade de fazer ajustes em si mesma...

Em contrapartida temos também os 10 mandamentos que nos ajudam a combater os pecados capitais, que entendidos e aplicados da maneira correta podem ser remédios milagrosos na cura do nosso ser e visão de mundo. (E encontramos por ai livros e artigos que ajudam as pessoas a serem mais satisfeitas, a ter um equilíbrio e fazer com que os 365 dias, sejam dias de conquistas e vitórias. Um livro bem famosos é “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Covey e aqui vão os hábitos; 1º Seja Proativo, 2º Comece com o objetivo em mente, 3º Primeiro o mais importante, 4º Pense ganha/ganha, 5º Procure primeiro compreender, depois ser compreendido, 6º Crie sinergia, 7º Afine o seu instrumento, ou seja, seu corpo.)

Há muitas dicas, sugestões, teorias, para se viver melhor. Porém quem faz acontecer é você, você é o único responsável pelos resultados. É lógico, é humanamente impossível controlar o sentimento e atitude do outro, e sabemos que quando somos atingidos é difícil não se abalar. Porém está em suas mãos fazer a diferença em sua vida.

Não deixe que o outro te controle, não deixe que o stress ou uma fase ruim te controlem. Não seja um joguete na mão das circunstâncias, mas domine toda e qualquer situação, seja senhor e senhora da sua vida. Se dê valor, seja o dono do seu tempo e sentimento. E faça com que 2009 seja um sucesso!

*Gislaine Westphal é jornalista e pós-graduanda em Psicologia Organizacional


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial