Sua vida é criativa?
Criatividade implica em saber se relacionar com os mínimos detalhes da vida
São Paulo, 28 de dezembro de 2007
COMPORTAMENTO
Por Débora Carvalho*
Final de ano é tempo de reflexão. Início de ano é tempo de renovação. Se as lições tiradas da reflexão são adicionadas à lista de renovação, é outra história. Mas, aproveito o momento para falar sobre algo que podem fazer a diferença na vida.
Relacionamento. O que esta palavra significa para você? Anote a resposta. Agora faça uma lista dos eventos do seu cotidiano. Procure se lembrar de cada detalhe, desde quando você acorda até voltar para a cama. Como você se relaciona com o processo de despertar? Acorda com o som do despertador e dá um pulo da cama? Acorda sozinho ou acompanhado? Como se levanta? Qual é sua relação com a escova dental? E com o espelho? Bebe água? O que toma no desjejum? Trabalha? Como é o traslado até o trabalho? E como você inicia sua jornada profissional? O que almoça? Como lida com os colegas? E com o chefe? Como termina o seu dia? Como se sente ao chegar em casa? O que acontece até que você pegue novamente no sono?
Você está satisfeito com essa rotina? Ainda faltam o fim de semana, feriados e férias; mas, vamos nos deter no cotidiano: pense em quando completar seus 90 anos de idade. Que histórias sobre sua vida irá contar aos netos e bisnetos? Algum jornalista se interessaria em escrever sua biografia? Se um roteirista escrevesse um filme sobre você, quantas pessoas iriam ao cinema para assistir a sua história? E que gênero seria? Alguém pode aprender algo bom com você?
E o que é que isso tem a ver com criatividade? E o que tem a ver com relacionamento? Tudo. Relacionamento é vida. Criatividade é saber se relacionar com as surpresas e rotinas da vida. Muitos parecem ter nascido com esse “talento”, no entanto, a maioria acha que criativo é só o artista plástico ou o humorista. Isso não é verdade. A criatividade pode ser aprendida, da mesma forma que alguém aprende a resolver uma equação de segundo grau (a única coisa que ainda me lembro das aulas de matemática – nem sei como passei em dois vestibulares). Matemática, assim como a criatividade, trata de solução de problemas, de encontrar respostas para os desafios.
Este é o desafio dessa coluna: motivar o seu relacionamento consigo e com os detalhes da sua vida. Somente a partir da sua própria reflexão, seguida de análise do nível de satisfação, é que você poderá aplicar mais criatividade no seu dia-a-dia. Quem sabe você irá encontrar alguma das respostas que a humanidade tanto procura e ainda não encontrou?
Um 2008 muito criativo para você!
E se tem ou conhece alguém que tem algum exemplo ou dica a dar para a sociedade, por favor, entre em contato através do e-mail redacao@paulistasul.org.br - sua história pode ser publicada em nosso portal ou jornal impresso.
*Débora Carvalho é editora do portal Paulista Sul e assessora de comunicação
|
Envie a um amigo
|
Veja também |
|
Conectando Pessoas |
O poder do sono |
Tenha Atitude e Realize-se! |
|
|