Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
18 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Nascendo de novo, na primavera da vida

"Assim como a primavera é a estação que renova toda a vegetação na natureza, dando nova vida e beleza, o batismo é a renovação na vida daquele que se entrega a Cristo"



São Paulo, 04 de outubro de 2007

BATISMO DA PRIMAVERA
Por NELSON FERRAZ
Colaboração Dayane Garcia

Com muita satisfação e alegria, a igreja vê aproximar-se a cada ano a estação da primavera, acompanhada pelas mais lindas e marcantes festas batismais. Nesta época, usando de muita criatividade, nossas comunidades realizam cerimônias que acontecem desde em pequenas congregações, com tanques batismais portáteis, até suntuosas e bem produzidas cerimônias em grandes igrejas. Há ainda, algumas celebradas em rios, cachoeiras, como aconteceu na primavera passada, no distrito de São Judas, denominada “Primavera na Cachoeira.”

Para muitos estudantes da Bíblia, interessados em frequentar nossas comunidades, a decisão de ser batizado nessa época do ano é quase que inegociável. Torna-se curioso o fato de que, mesmo tendo pouco tempo de convívio, essas pessoas percebem o quão amado e aguardado é pela comunidade, o momento do batismo da primavera. Daí, a resoluta decisão de ser batizado nessa época do ano.

Mas qual será a relação entre primavera e batismo? Por que a estação da primavera e a cerimônia batismal estabeleceram uma conexão tão forte na cultura de nossas comunidades adventistas?

A primavera sempre foi considerada a mais linda estação do ano, quando a natureza define cores, fragrâncias e sons em toda a vasta criação. O clima é agradável, com temperaturas equilibradas e amenas. A visão, o olfato e a audição desfrutam daquilo que há de melhor na criação de Deus, ainda que carregando o peso de mais de 6 mil anos de pecado. 

E é quando comparamos a estação da primavera com o que acontece na vida daqueles que se entregam a Cristo através do batismo, é que percebemos a perfeita relação que existe entre ambos. Assim como a primavera é a estação que renova toda a vegetação na natureza, dando nova vida e beleza, o batismo é a renovação na vida daquele que se entrega a Cristo.

Quando uma pessoa se batiza, começa a desfrutar de uma fase primaveril em sua vida. Suas esperanças são direcionadas para a eternidade. Seu estilo de vida muda em todas as áreas, evidentemente para melhor, saindo do inverno do sofrimento e da ignorância, para desfrutar da primavera do conhecimento e da alegria da salvação. Encontra-se um sentido para a vida. Adolescentes e jovens oferecem a Jesus sua pureza, seus anos futuros, seus talentos, na chamada “primavera” da vida.

É assim que o batismo da primavera adquiriu tão relevante significado em nossas comunidades. Como Agentes da Esperança, continuamos sendo desafiados a perseguir e levar aos outros a ordem de nosso Mestre, que diz: “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dEle” (Atos 22:16).

 

Nelson Ferraz é o pastor responsável pelo Ministério Pessoal das igrejas Adventistas do Sétimo Dia na região Sul de São Paulo. Em seu trabalho, orienta e fornece ferramentas para aqueles que queiram ensinar da Bíblia a outras pessoas.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial