Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
22 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
Albert Einstein inaugura Centro Diagnóstico de Oftalmologia para casos complexos

Com capacidade para realizar cerca de 7 mil procedimentos por ano, o novo Centro é uma parceria do Hospital com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e irá atender pacientes de cinco Unidades Básicas de Saúde

SAÚDE PUBLICA
Dica de Cleide Quinália

O Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, inaugura um novo centro de oftalmologia para dar suporte ao diagnóstico de casos complexos das Unidades Básicas de Saúde. A unidade, localizada na Vila Mariana, tem o objetivo de complementar o atendimento já realizado nos consultórios de oftalmologia do Einstein instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões de Guaianazes, Campo Limpo, Itaim Paulista, Vila Formosa e Jaçanã, fechando um ciclo de diagnóstico e tratamento para cerca de cinco mil pessoas por mês, de forma totalmente gratuita.

Na rede pública municipal são realizadas cerca de 863 mil consultas oftalmológicas por ano. Além disso, a estimativa anual, só na cidade de São Paulo, é que sejam necessárias 34 mil campimetrias, teste de campo visual que avalia o grau de comprometimento ocular pelo glaucoma e outras doenças no nervo óptico.

Com esse novo Centro de Diagnóstico Oftalmológico, cerca de 7% dessa demanda será atendida pelos profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein.  Já a necessidade de retinografias na capital paulista, para diagnóstico e tratamento das patologias retinianas (como o Diabetes Melitus), gira em torno de 26 mil por ano. O novo Centro será capaz de absorver 6% de toda essa demanda. 

A priorização desses exames foi definida pela alta demanda reprimida detectada nos consultórios presentes nas UBSs, somada ainda ao tempo de espera para a realização dos mesmos. A falta desses exames torna o tratamento impreciso e muitas vezes mais oneroso para o sistema público e para o paciente. O novo Centro Diagnóstico de Oftalmologia está capacitado também a realizar cerca de três mil procedimentos (tonometria, gonioscopia, mapeamento de retina etc) e exames clínicos por ano.

“Nossa instituição reafirma o compromisso em oferecer medicina de qualidade à comunidade. Sabemos que ações de responsabilidade social na área da saúde precisam estar alinhadas com as políticas públicas para atender da melhor forma possível a população, por isso, a importância da aproximação com as prefeituras e secretarias de saúde. Com esse Centro, poderemos atender uma boa parte da demanda da cidade de São Paulo. De toda forma, é uma iniciativa que pode, inclusive, ser seguida por outras instituições privadas”, afirma Cláudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Dados por amostragem obtidos com o atendimento feito pelo Einstein nessas cinco UBSs apresentaram alta prevalência de glaucoma, índice acima da própria média mundial. Mais de 65% dos pacientes possuíam baixa de visão devido à falta de óculos, 7% diabetes e 7% catarata.

Todo o agendamento será feito on-line. Dessa forma, o próprio médico que atende no consultório conseguirá acessar a agenda na tela de seu computador, agilizando assim o atendimento. Já o paciente receberá uma carta de encaminhamento com dia e hora marcados para a realização do exame.

Os tratamentos clínicos continuarão sendo realizados pela equipe que trabalha nos consultórios, porém os casos que necessitarem de cirurgias serão encaminhados aos serviços de referência da Secretaria Municipal da Saúde. Todo o processo será informatizado para agilizar os atendimentos e formar um banco de dados que poderá ser utilizado no mapeamento das doenças oculares nas áreas cobertas por esses consultórios oftalmológicos.

Ficha Técnica
• Endereço: R. Coronel Lisboa, 139 – V. Mariana
• Informações: 3747-1233 e
www.einstein.br
• Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
• Serviços: Exames de tonometria, mapeamento de retina, gonioscopia, campimetria computadorizada, retinografia simples e contrastada e pupilometria.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial