Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Sábado,
24 de Fevereiro de 2018




Trabalhe Conosco
Caminhão-escola qualifica mais de mil jovens carentes para o trabalho

Veículo transforma-se em uma sala de aula com 25 computadores conectados à internet, ar-condicionado, projetor e telão

VOLUNTARIADO
Dica de Vanessa Costa


O caminhão-escola da ONG Idepac comemora um ano de existência, com a marca de mil jovens carentes beneficiados com cursos gratuitos de informática e administrativos. Estacionado atualmente no Bairro Fazenda do Carmo, o veículo já passou por outras quatro localidades: Cidade Tiradentes, Itaquera, Penha e Arthur Alvim.

A unidade móvel da ONG Idepac, com 14 metros de comprimento e 2,8 metros de largura, transforma-se em uma sala de aula com 25 microcomputadores conectados à internet, ar-condicionado, projetor e telão para proporcionar a capacitação de jovens carentes. “Nosso objetivo vem sendo alcançado. Beneficiamos um grande número de jovens menos privilegiados que não têm recursos para se locomover até entidades que ofereçam esses cursos gratuitos”, afirma o presidente do Idepac, Sérgio Contente.

Com turmas de 30 alunos, os cursos ocorrem nos períodos da manhã e da tarde. Eles aprendem desde técnicas administrativas até conteúdos básicos de informática como Windows, Word e Excel.  Além da qualificação, os jovens que realizam o curso na ONG são encaminhados a vagas de empregos que surgem nas empresas associadas à entidade. “Mais de 500 jovens conseguiram uma colocação, depois de freqüentar os cursos no caminhão-escola e na sede localizada no bairro do Tatuapé. Juntas as duas unidades já formaram quase 5 mil alunos nos dois anos de existência da entidade”, informa Sérgio Contente.

Os jovens interessados em se inscrever para os cursos devem atender a alguns requisitos, ou seja, ter entre 16 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e ter renda de meio salário mínimo por integrante da família. As associações de bairro que também se interessarem em receber a unidade móvel em sua região precisam seguir algumas exigências. O bairro deve ser considerado área de risco social, contar com uma população extremamente carente, possuir um local adequado para o estacionamento do caminhão e oferecer segurança à estrutura móvel, com o apoio da população e dos líderes comunitários.

Para realizar a inscrição nos cursos é necessário entrar em contato com a ONG Idepac, por meio do telefone (11) 2295-8728, pelo site
www.idepac.org.br ou comparecer até o local em que permanece estacionada a unidade móvel. Os interessados devem apresentar CPF, RG e comprovante de endereço no momento da inscrição.

Sobre a ONG Idepac

Fundada em abril de 2005 e mantida pela empresa de softwares administrativos Contmatic Phoenix, o Instituto de Desenvolvimento Profissional Amigos Contabilistas, Empresários, Profissionais Liberais e de Informática (Idepac) oferece a jovens carentes da cidade de São Paulo vários cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas administrativa e de informática.

A ONG Idepac possui uma sede, no bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, com 1,2 mil metros quadrados e mais de 200 computadores conectados à internet, e uma unidade móvel, o caminhão-escola, que se transforma em uma sala de aula equipada com 25 microcomputadores, ar-condicionado, projetor e telão.
Além da qualificação profissional, a entidade fornece todo o material didático, apostilas e lanche aos alunos. Ao longo dos estudos os jovens podem ser indicados para preencher vagas de trabalho colocadas à disposição pelas cerca de 13 mil empresas privadas que mantêm relacionamento com a entidade.


  Envie a um amigo

 Veja também
  O poder da Governança Corporativa nas pequenas e médias empresas
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial