Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
23 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Portal EducaRede promove a diversidade cultural brasileira

Projeto Minha Terra, da Fundação Telefônica, convida professores e alunos de escolas informatizadas de todo o Brasil a pesquisar e partilhar características culturais da região onde vivem. Inscrições vão até o dia 14 de setembro.

CULTURA
Dica de Mariane dos Santos e Ana Cristina Suzina

Professores e alunos de todo o Brasil estão convidados a participar de uma experiência conjunta que permitirá pesquisar e partilhar as características peculiares do lugar onde vivem. Esse é o espírito do projeto Minha Terra, promovido pela Fundação Telefônica, por meio de uma comunidade virtual de aprendizagem dentro do Portal EducaRede (
www.educarede.org.br). A concepção do projeto privilegia a atuação de professores e alunos dos ensinos fundamental e médio _de escolas com sala de informática_ como protagonistas na divulgação da cultura de sua região e na produção e publicação de textos e imagens na Internet.

A Comunidade Virtual Minha Terra está organizada como uma grande redação on–line, com professores e alunos das escolas participantes sendo convidados a atuar como “chefes de redação” e “repórteres”, respectivamente. As ferramentas interativas disponíveis na comunidade virtual adotam jargões próprios do jornalismo, como Blog da redação, Mochila do Repórter e Rádio Minha Terra. Segundo Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica, a proposta do projeto é estimular o pensamento crítico dos jovens para que atuem não apenas como espectadores no contexto social do Brasil, e sim como protagonistas.

A iniciativa incentiva o uso pedagógico da Internet nas escolas, a partir de três aprendizagens: pesquisa na Internet, comunicação digital e publicação de conteúdos. O Minha Terra tem como mote a memória e a cultura regional, reunindo as produções dos participantes em torno dos seguintes temas:
- Quem quer brincar? – costumes ligados à infância;
- Ô de Casa – saberes e costumes relacionados ao cotidiano doméstico;
- Viver e Produzir – saberes e cotidiano do mundo do trabalho;
- Festejos e Festanças – celebrações religiosas e profanas de diferentes grupos.

Professores e escolas de todos os Estados brasileiros que estejam interessados em participar devem se inscrever até o dia 14 de setembro, no Portal EducaRede. As atividades colaborativas acontecem até o final deste ano e, como conclusão da iniciativa, serão publicados um livro e um CD-ROM com a coletânea de materiais desenvolvidos pelos alunos. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e já conta com a parceria das Secretarias Estaduais de Educação de Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

O projeto Minha Terra já foi desenvolvido no Estado de São Paulo entre 2004 e 2007, com a participação de cerca de 1.700 escolas e mais de 75 mil alunos da rede estadual de ensino. Os livros com o resultado deste trabalho estão disponíveis no Portal EducaRede.

Sobre o Programa EducaRede

O programa EducaRede, da Fundação Telefônica, tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação por meio do uso pedagógico da Internet e da inclusão digital, especialmente através de seu portal (
www.educarede.org.br), voltado a educadores e alunos da rede pública de ensino.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica (
www.fundacaotelefonica.org.br) foi criada no Brasil em março de 1999, com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no País. Hoje, seus principais programas são EducaRede e Pró-Menino. A Fundação Telefônica mantém ainda os projetos Memória Telefônica (www.museudotelefone.org.br) e Voluntários Telefônica.


Serviço

Inscrições abertas para Projeto Minha Terra, até 14 de setembro pelo portal EducaRede
www.educarede.org.brO projeto é voltado para professores de ensino fundamental e médio de todos os Estados brasileiros e alunos.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial