Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Segunda-Feira,
24 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Receita de sabão em pasta feito através da reciclagem de óleo

clique aqui para ver as fotos

Professor ensina como fabricar produto de limpeza ecológico 

RECICLAGEM
Por Denise Chagas
Colaboração de Débora Carvalho

No último curso de empreendedorismo promovido pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), mais de 60 pessoas aprenderam uma forma lucrativa e ecológica de reaproveitar o óleo vegetal utilizado para fritar alimentos.

O evento aconteceu no dia 12 de agosto, no Espaço Comunidade Esperança. E o sucesso foi tanto, que a entidade pretende desenvolver uma campanha permanente de reciclagem de óleo, estendendo a prática anti-poluente para toda a comunidade da região do Capão Redondo.

Na ocasião, o professor Walter Antônio de Jesus, do Rio de Janeiro, ensinou uma receita para 18 potes de sabão em pasta. Ele trabalha na fabricação desse tipo de sabão há três anos.

"Saber como descartar o óleo de cozinha é uma obrigação de todo cidadão, e de toda dona de casa, padaria, barraca de pastel, não importa. O fato é que cada litro de óleo jogado no esgoto contamina a oxigenação de um milhão de litros de água. Além disso, aumenta os custos do processo de purificação da água potável", diz Marineusa de Oliveira, que é adepta da reciclagem do óleo na fabricação de sabão ecológico caseiro. "Esse hábito é uma prática de família. Minha mãe já fazia em casa."

Uma dica para quem não tem interesse em fazer  sabão caseiro, é armazenar o óleo coado com a ajuda de um cone, em garrafas PET (de refrigerante), e doar para ONGs e vizinhas que reciclam o óleo.

Nelton Silveira conta que sua esposa sempre guarda esse óleo e doa para uma vizinha.

"É ideal que o óleo seja uma solução para o óleo de cozinha utilizado, que na maioria das vezes, é jogado na rede de esgoto, o que entope os canos e causa danos ao meio ambiente", diz o professor.
 

A receita é simples. Veja:

Sabão em pasta
(Receita para 18 potes)

-6 litros de óleo de cozinha usado;

-800 gramas de soda cáustica;

-2 litros de água fervendo;

-1 litro de álcool de carro;

-300 gramas de Silicato de Sódio Neutro;

-50 mililitros de essência de maçã ou outro qualquer;

Equipamento:

-1 balde de plástico de 60 liltros
-1 cabo de vassoura
-18 potes práticos de 250 gramas 

É importante usar somente utensílios de plástico e madeira, luvas, e tomar cuidado para não respirar o vapor da soda.

Modo de preparar:

Coloque no balde  a soda caustica e a água fervendo, cuidando com os olhos e com o vapor da soda que não deve ser respirado. Mexa bem até dissolver. Adicione o óleo e o álcool, mexendo sempre. Coloque o Silicato de Sódio e a essência, e mexa até que ele fique pastoso. Tire e coloque nos potes e espere esfriar.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial