Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quinta-Feira,
13 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Guardas civis usam teatro no combate à violência contra a mulher

Peça é produzida pelo grupo teatral da Guarda Civil Municipal de Guarulhos; objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha, que garante maior proteção às mulheres vítimas de maus-tratos

FAMÍLIA
Ana Carolina Esmeraldo

Maria é nordestina, casada e tem dois filhos. O marido é alcoólatra e violento. Por conta disso, Maria é vítima de maus-tratos. Ela tem uma amiga que, inconformada com a situação, passa a ensiná-la a como se defender do marido. Esse é o enredo da peça “Marias”, escrita, dirigida e encenada por oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

A montagem surgiu em um curso de mediação de conflitos, realizado pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universitária Católica de São Paulo (PUC-SP). Nas aulas, os guardas civis discutiram a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

“A Lei Maria da Penha surgiu para aumentar a proteção à mulher vítima de maus-tratos. Esse é justamente o principal foco do espetáculo: levar à população o conhecimento dessa importante lei. Além de mostrar o drama vivido por Maria, a encenação conta com pequenas doses de humor, que servem para ensinar ao público, principalmente o feminino, a como se defender da violência”, afirma o secretário de Segurança Pública de Guarulhos, Jânio Geraldo Vendramini.

O roteiro, figurino, produção e direção da montagem são do guarda civil Mário Cotrim. Além dos atores, a equipe técnica também é formada por oficiais da GCM. O espetáculo estreou em março de 2007, no Dia Internacional da Mulher. Desde então, os “guardas-atores” têm se apresentado em diversas escolas e comunidades de bairro do município.

As entidades ou produtores culturais interessados em agendar apresentações da montagem “Marias” podem fazer contato com os coordenadores do Grupo Teatral da Guarda Civil Municipal de Guarulhos pelo telefone (11) 6409-6275.

A próxima apresentação será no dia 24/6 (domingo), às 18h, no Teatro Nelson Rodrigues (Rua Coqueiral, s/n, Lago dos Patos, Vila Galvão, Guarulhos/SP). As apresentações são gratuitas.





  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial