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Domingo,
22 de Julho de 2018




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Primeiro curso de pós-graduação em Gestão de Ambientes Inclusivos



Educação


O novo curso de pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) é o lato sensu de Gestão de Ambientes Inclusivos. A especialização, pioneira no mercado, tem como objetivo formar profissionais capazes de organizar projetos de inclusão social em suas áreas de atuação e em seus locais de trabalho. O curso atenderá inicialmente todo o estado de São Paulo, com atividades didáticas à distância e presenciais.

Organizado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade – o curso reúne professores do Programa de Mestrado de Educação, que há dez anos desenvolvem pesquisas em inclusão social, além de especialistas no assunto contratados pela Universidade. O curso atende uma demanda social de extrema carência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população são portadores de alguma necessidade especial, sem contar os grupos vulneráveis como crianças, jovens, idosos de diversas raças e gêneros excluídos da sociedade. Em 2004, o Censo Escolar indicava que, dos 50.080 docentes da Educação Especial, 14.205 exerciam suas atividades sem ter realizado algum curso de formação específica.

Para o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, professor Jair Militão, “a formulação e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e para a inclusão social precisam levar em conta a cultura de cada organização. Desta forma, o gestor precisa de instrumentos que possibilitem compreender esta cultura e planejar a intervenção na realidade onde atua.” Diante desse quadro, a Universidade percebeu que suas pesquisas poderiam atender a demanda de especialização para a Educação Especial, com ênfase nos processos de Inclusão Social.
Inicialmente, o aluno poderá optar entre cinco áreas de aprofundamento: Distúrbios Globais do Desenvolvimento e Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem; Altas Habilidades/Superdotação; Deficiência Visual; Orientação e Mobilidade; Inclusão Digital e no Mundo do Trabalho. O curso será dividido em oito módulos bimestrais, cada um com  40 horas (eixo básico) e 80 horas (eixo de aprofundamento) de aprendizagem. A duração é de 18 meses, totalizando uma carga horária de 480 horas. O material didático será entregue em formato digital em CD Rom e via internet.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Flávia Amaral Rezende, os alunos contarão suporte pedagógico e operacional 24 horas por dia, sete dias por semana. “Nosso objetivo é a formação de um espaço humanizado que inclua alunos e professores em clima total de diálogo, no qual o aluno aprenderá por meio de projetos concretos a intervir em sua realidade”, afirma.

No eixo Básico, o aluno tomará contato com a Pedagogia do Sujeito Coletivo e com os processos de Gestão de Ambientes Inclusivos. Nessa fase, em cada módulo, estão previstas duas aulas presenciais na sede da Universidade: as aulas de abertura e de avaliação. Já no eixo de aprofundamento, o aluno participará de quatro módulos: sobre Políticas Públicas; os conhecimentos conceituais específicos para a área escolhida; além de práticas e recursos para a inclusão da pessoa. Nesse eixo, haverá de dois a quatro encontros presenciais por módulo, dependendo da área de escolha do aluno.

Ao final do curso, os alunos deverão apresentar uma monografia, construída a partir dos projetos de intervenção realizados ao longo dos módulos do Núcleo de Aprofundamento e serão avaliados por uma banca durante a apresentação pública. As aulas terão início no dia 11 de agosto.

A coordenação geral é dos professores Flávia Amaral Rezende, Edileine V.Machado e Júlio G.Almeida, enquanto os módulos de aprofundamento serão monitorados pelos professores Eduardo Drezza, José Luiz Mazzaro, Tânia R.Resende, Ivete de Masi, Célia B.Siqueira e Marcelo Buzato, sob a supervisão de aprendizagem da professora Gisele Scafuro.

As inscrições estão abertas de 16 de junho a 11 julho, exclusivamente pelo site
www.cidadesp.edu.br.


Daniela Nogueira


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