Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
23 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Dengue: mitos e verdades


Gilvan Santos

Muitos mistérios ainda pairam no ar quando o assunto é dengue. Para ficar por dentro do assunto, o site www.portal.saude.gov.br/saude tem todas as informações necessárias no Programa Nacional de Combate à Dengue.

É importante saber que a Dengue não passa de pessoa a pessoa. Tem que haver picada do mosquito. E não é qualquer mosquito que transmite a doença. Tem que ser o Aedes Aegyptis. A pessoa demora de 2 a 15 dias, depois de picada, para sentir os sintomas da doença.

Os principais sintomas são:
Febre - 99%
 
Exantema (manchas vermelhas) -  25%
 
Prostração/indisposição - 50%
 
Cefaléia(dor de cabeça) - 60%
 
Dor atrás dos olhos - 50%

Não existe tratamento específico. Trata-se os sintomas apenas, e não se usa nenhum medicamento que contenha AAS (Ácido Acetil-Salicílico). Dor e febre trata-se com Paracetamol (Tylenol). Fora isso, a vítima precisa de muito repouso e hidratação: água, suco, chá, cevada, etc...

Deve-se procurar assistência médica para ter certeza de que não se trata da forma mais grave da doença: Dengue Hemorrágica. Todos devem tomar muito cuidado, em casa, no trabalho  e na vizinhança, para não deixar água parada, que é o criadouro do mosquito. 

Dr. Pedro Mendes de Carvalho
Serviço de Saúde Ocupacional
Coordenação IAE-PSF


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial