Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Sábado,
21 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
Inca lança publicação para disseminar ações de combate e prevenção ao câncer em

Câncer

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lança na próxima sexta-feira, dia 25, a revista Rede Câncer, uma nova publicação trimestral que surge como uma fonte segura de informação para especialistas, estudantes e para a população em geral, valorizando ações bem sucedidas dentro e fora da esfera da saúde para promover e disseminar ações integradas do governo e da sociedade no combate e prevenção do câncer em todo o País. O lançamento oficial reunirá personalidades da sociedade, da saúde e os personagens que marcaram os 70 anos do Inca na própria sede, localizada na praça da Cruz Vermelha, a partir das 9h. A cerimônia contará ainda com a presença já confirmada do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.  

O objetivo do Inca é divulgar estudos, campanhas e pesquisas em linguagem acessível a todos, buscando 'desestigmatizar' o câncer que, há muito, deixou de ser uma doença terminal. Segundo o diretor geral do Instituto, Luis Antonio Santini, o novo veículo é mais um avanço no combate à falta de informação e o preconceito que restringem a abordagem do câncer ao tratamento em estágios mais avançados, quando os sintomas tornam-se aparentes e de fácil diagnóstico.

Com tiragem de inicial de 10 mil exemplares, a revista será distribuída gratuitamente aos principais centros de pesquisa, universidades, instituições, fundações e unidades de saúde públicas e privadas de todo o país. Após o lançamento, uma versão digital também será disponibilizada no site
www.inca.gov.br.  

Nesta primeira edição, a revista resgata e homenageia os 70 anos d a assinatura do decreto que criou o Centro de Cancerologia no Serviço de Assistência Hospitalar do Distrito Federal, na época o Rio de Janeiro. Pelo tempo em si, já estamos falando de um fato de importante e significativo para o Brasil, onde a história é muitas vezes pouco valorizada e as instituições não são duradouras, especialmente na esfera pública, tão sujeita às oscilações políticas, econômicas e sociais. No caso do INCA, a história ganha ainda maior importância por tratar-se de um caso raro de instituição cuja trajetória acompanha e participa ativamente da evolução natural de uma doença: o câncer.

Desde o lançamento da nova Política Nacional Oncológica, em dezembro de 2005, o Instituto concentra seus esforços para a instrumentação de uma sólida e abrangente Rede de Atenção Oncológica. "A partir dela, damos início a uma mudança profunda na sociedade, por um novo paradigma: o câncer visto como problema de saúde pública. Estamos falando de uma verdadeira mudança cultural", garante Santini.

Rodrigo Costa


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial