Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Sexta-Feira,
20 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Soja ajuda a prevenir o câncer de ovário


Saúde - Um estudo publicado na revista American Journal of Epidemiology em abril, comprovou que o consumo de isoflavonas, nutriente encontrado em alta concentração na soja e seus derivados contribui para a prevenção do câncer ovariano. A pesquisa incluiu 97.275 mulheres da Califórnia, que realizaram a dieta-base indicada pelos cientistas entre os anos de 1995 e 1996.

Os resultados do estudo demonstraram que as mulheres que consumiam mais de 3mg por dia de isoflavonas, apresentaram um risco bem menor de desenvolver tumor ovariano, em comparação com as mulheres que revelaram consumo menor que 1 mg ao dia. O médico nutrólogo Edson Credídio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) explica: “A soja pode prevenir doenças crônico degenerativas porque nas isoflavonas, por exemplo, existe a genisteína e a daidzeína, que apresentam efeito anti-cancerígeno O conceito de alimentos promotores de boa saúde está emergindo como uma nova fronteira no desafio dos profissionais de nutrição, introduzindo a necessidade dos nutrientes tradicionais, mas ampliada para o conceito nutrientes preventivos”, diz.

Dados do INCA indicam que o câncer de ovário é um dos tumores mais comuns do aparelho reprodutor feminino, sendo o câncer ginecológico de maior letalidade quando identificado em estágios tardios.  Os cuidados devem ser maiores em mulheres acima dos 50 anos e os principais fatores de risco são hormonais, ambientais ou genético.

Sobre a ABRAN
 
A ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos no diagnóstico, na prevenção e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, as enfermidades nutricionais. Reúne 3.200 associados: médicos nutrólogos, cientistas, pesquisadores e profissionais na área de nutrição, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.

Emília Calábria e Silvia Russo


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial