Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
22 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
Associação GS1 oferece capacitação profissional para portadores de deficiência

A GS1 Brasil desenvolve programa de capacitação profissional; são oferecidas duas áreas de formação para portadores de deficiência: Praticas Administrativas e de Varejo

Inclusão - Por meio do Programa de Capacitação Profissional, desenvolvido pela GS1 Brasil, portadores de deficiência mental leve e limítrofe têm a possibilidade de desenvolver aptidões para o trabalho em redes varejistas. Uma vez capacitados, a associação ajuda a inserir os novos profissionais no mercado.

Desde 2001, o Centro de Competência “Preparando o Amanhã”, da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação –, desenvolve o Programa de Capacitação de Pessoas com Necessidades Especiais – deficiência mental leve e limítrofe. A independência econômica, a participação social e o resgate da cidadania do deficiente fundamentam o programa. São oferecidas duas áreas de formação: “Praticas Administrativas” e “Praticas de Varejo”, com duração de três meses.

A grande maioria dos alunos que participam do programa pertence a famílias de baixa renda. Para possibilitar o ingresso desses profissionais ao mercado de trabalho, a GS1 Brasil uniu esforços à Fundação ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e à Associação Nova Projeto (escola especializada na capacitação de pessoas especiais). O programa beneficiou até essa data 61 portadores de deficiência, sendo que desse total, 41 conseguiram colocação nas redes varejistas. Nos próximos dias, a entidade formará mais uma turma, composta por oito alunos, todos com currículo adaptado das disciplinas existentes na Escola Nacional do Supermercado.

Os alunos também treinam técnicas de comunicação oral e escrita, raciocínio lógico, associação da linguagem verbal e não verbal, exercícios de conversação, cálculo matemático, além do desenvolvimento de temas da atualidade e geração de debates em grupo. São oferecidos, ainda, treinamentos em informática e em atividades de mensageiros internos. “No início do programa, a possibilidade de incluir a pessoa com deficiência mental no mercado de trabalho dependia da conscientização e esclarecimento da validade da contratação dessa mão de obra. As empresas eram muito reticentes a essas contratações por desconhecimento das possibilidades desse funcionário. Com as exigências do Ministério do Trabalho, no cumprimento da Lei de Cotas, a situação mudou e as empresas começaram a abrir vagas para a pessoa deficiente. Contudo é necessário capacitá-las para o trabalho, a maioria delas possui baixa escolaridade e não se encontra preparada para o mercado de trabalho. Como resultado, os alunos da Nova Projeto têm sido muito procurados pelas empresas, possibilitando um percentual grande de encaminhamento logo após o término de cada curso”, desta Virginia Vilaescusa Vaamonde, gerente de Comunicação e Eventos Corporativos da GS1 Brasil.

Levantamento realizado recentemente pela entidade constatou que todos os profissionais especiais encaminhados foram contratados pelo regime da CLT e piso salarial da função, com direito aos benefícios da empresa contratante. A totalidade dos encaminhados permanece na função sendo que a maioria já passou pelo período de experiência. Os primeiros profissionais especiais encaminhados estão totalizando mais de um ano de tempo de serviço. No momento, a GS1 Brasil e a ABRAS estão à procura de lojas ou estabelecimentos comerciais que tenham interesse em oferecer oportunidades a estes profissionais.

Sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil, presente no País desde 1983, é uma associação multissetorial sem fins lucrativos, cuja missão é implementar e disseminar globalmente padrões para melhoria das cadeias de suprimentos; além de ser a entidade oficial que representa o EPC (Código Eletrônico de Produto) no País. A entidade também disponibiliza aos seus associados uma série de serviços e benefícios, que vão desde cursos sobre automação e logística até softwares gratuitos para geração de sites

Debora Araujo

 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial