Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
12 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Mais de 2 mil adolescentes participam do congresso com o tema Amor Sem Limites

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) recebeu mais de 2 mil adolescentes entre 10 e 16 anos, no dia da eleição. O encontro anual é realizado pelo Ministério da Criança e do Adolescente (MCA).

Comportamento: No dia 29 de outubro, dia da eleição do presidente do Brasil, mais de 2 mil adolescentes se reuniram no Unasp para participar de mais um Congresso de Adolescentes 2006,  que discutiu o tema "Amor Sem Limites". 

O evento apresentou questões atuais sobre o amor e os limites que precisam colocar nesse sentimento que parece ser tão forte na vida deles em relação ao namoro, evitando relacionamentos abusivos, às amizades, orientando sobre o controle das influências de amigos em relação às drogas, à sexualidade e comportamentos sociais em geral, e ao relacionamento familiar e como se proteger de abusos e  até mesmo dos problemas que advém de pais permissivos demais, que não sabem impor limites. 

O doutor Rodrigo Silva, autor do livro de ensino religioso "Jogo Aberto", foi o orador oficial do evento. Ele discorreu sobre a mudança de valores do papel do pai na família, que com as guerras, perdeu a imagem de eroi dos filhos e perdeu o crédito. "Então, surgiram os filhos rebeldes, que hoje são pais e não sabem educar os próprios filhos. Eles não sabem o que fazer com vocês", explicou. "Mas você não precisa se revoltar com isso. Precisa ser rebelde sim com a injustiça do mundo, fazer algo para melhorar o mundo, e não destruir a própria vida só para atingir os pais e mostrar que são rebeldes", aconselhou Silva. "Agora eu entendi um pouco sobre os medos dos meus pais. Acho que não posso cobrar tanto deles", conta Aline Novaes, 14 anos.

Na programação, música do Grupo Novo Tom, e esquete muda dirigida e apresentada pelo diretor teatral Wagner Ferreira, sobre o tema amor, com teatro de sombras mostrando o início de um namoro que sofre desencontros, mas com oração, tudo dá certo.

Celulares para oração intercessora foram distribuídos aos adolescentes, numa campanha para que cada um ore por cinco amigos que ainda não entregaram suas vidas a Jesus. Kimberly Batista tem orado por amigos da sala de aula, "ainda não deu resultado mas eu espero que dará em breve", contou. No apelo feito pelo orador, após o batismo de um adolescente desbravador, mais de 50 congressistas, levados por seus amigos foram à frente para dizer publicamente que desejavam amar a Cristo e ser rebeldes contra o mal e lutar a favor do bem. Muitos derramaram lágrimas. "Eu estava precisando mesmo dar um rumo para a minha vida. Eu amo a Deus e quero amá-lo cada vez mais", declara Ivan Bernardes, 11, que se emocionou com o batismo. "Ainda bem que o Bruno me trouxe. Gostei muito e queria que meus pais também tivessem ouvido a palestra para eles também entenderem que precisam de Jesus pra tudo", disse.

Após a palestra geral na abertura do evento, os adolescentes se dividiram em salas conforme a faixa-etária para assistir palestras direcionadas, com dinâmicas de grupo e orientações dadas por psicólogos voluntários. Os  adolescentes puderam tirar dúvidas sobre conflitos que enfrentam, e aprofudar ainda mais o tema exposto na palestra geral. 

Na parte da tarde, todos participaram de gincanas e esportes nas quadras da Faculdade, acompanhados por monitores. Segundo Rosemari Tavres de Oliveira, diretora do MCA na região sul de São Paulo, "os adolescentes precisam de informação, e têm o coração aberto para ouvir o que os adultos têm a dizer, bem como têm grande interesse em trazer seus amigos para participar com ele", o que promove a multiplicação da informação.

A primeira edição do evento aconteceu no dia 22 de outubro, na Escola Adventista de Registro, onde recebeu cerca de mil adolescentes.

Débora Carvalho


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial