Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quinta-Feira,
26 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
SBB inaugura Biblioteca do Museu da Bíblia

Maior biblioteca do gênero no hemisfério sul abrigará acervo com 17 mil obras, em mais de mil idiomas, e será um centro de referência de novas traduções das Escrituras Sagradas.

Bíblia: Com o propósito de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas e se tornar um centro de referência de novas traduções, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) inaugura, no dia 17 de outubro, a Biblioteca do Museu da Bíblia, em Barueri, na grande São Paulo. O acervo inicial, de 17 mil volumes, faz dela a maior em seu gênero no hemisfério sul, reunindo as Escrituras Sagradas em mais de mil idiomas. Há obras raras, acadêmicas e curiosas, entre as quais se destacam a Bíblia Hebraico–latim, de 1546; a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669; e Histórias das Línguas – The Bible House, de 1911.

A Biblioteca ocupará uma área de 225 m2, integrada ao Museu da Bíblia e ao Centro de Eventos da cidade, localizado à Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto, em Barueri. O evento de inauguração, na terça–feira (17/09), terá início às 10 horas.

Para montar o acervo da Biblioteca do Museu da Bíblia, a SBB recebeu cerca de 10 mil exemplares das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Essas obras estavam guardadas na Sociedade Bíblica Americana, em Nova Iorque, e agora passam a ser de responsabilidade da Sociedade Bíblica do Brasil, encarregada de sua conservação e organização.

Além da Bíblia em diversos idiomas, o acervo será composto de outros itens, entre os quais, livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos, sempre focados no assunto principal: a Bíblia. Haverá, ainda, obras de Teologia e de literatura devocional, assim como material de referência bíblica, tais como dicionários, enciclopédias, concordâncias e crítica textual.

De acordo com Rudi Zimmer, diretor executivo da SBB, a importância deste acervo será avaliada à medida que estiver sendo explorado tanto como fonte de pesquisa quanto de interesse cultural, por tratar–se de um conjunto de obras que só possui uma única réplica, localizada na Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, também cedidas pelas SBU. “O Museu da Bíblia passará a ser referência para todos os que têm envolvimento ou interesse na tradução da Bíblia, bem como para lingüistas em geral. Sem contar que os cristãos e outros interessados poderão ali apreciar de perto cópias de traduções em línguas que jamais imaginaram existir”.

Para cumprir o desafio de conseguir reunir em seu espaço todas as traduções bíblicas, a SBB contará com a colaboração de outras Sociedades Bíblicas, para as quais a entidade solicitará exemplares que não dispõe em seu acervo. Outra tarefa da biblioteca, a partir do ano que vem, será registrar as novas publicações e divulgar para as Sociedades Bíblicas, ao final de cada ano, a quantidade de traduções publicadas no mundo.

O atendimento ao público será feito por meio de agendamento prévio, no horário de funcionamento do Museu: de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Por se tratar de obras raras e únicas, o material não será emprestado. Consultas e pesquisas deverão ser realizadas no espaço da biblioteca.

ACERVO PRECIOSO

A Biblioteca do Museu da Bíblia se destaca por abrigar em seu acervo obras raras, acadêmicas e curiosas, totalizando 17 mil itens. É a maior biblioteca do gênero do hemisfério sul, reunindo as Escrituras Sagradas em mais de mil idiomas. Até hoje, a iniciativa mais conhecida era a Biblioteca de Cambridge, na Inglaterra, onde existe uma área pertencente às Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), formada por um acervo também de publicações das Escrituras Sagradas em diversos idiomas.

A variedade do material reunido em Barueri inclui Bíblias, Novos Testamentos, porções, obras acadêmicas, livros, Bíblias de estudo, dicionários, concordância e enciclopédias, que estarão disponíveis para consultas e pesquisas no espaço da Biblioteca, além de traduções em braille.


Redação


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial