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Quarta-Feira,
17 de Outubro de 2018




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Encontro debate processos de integração de pessoas com deficiência

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“O desafio da sociedade moderna é a inclusão social de quem está em desvantagem”, diz o pró-reitor do Unasp, André Pasini:

INCLUSÃO
Débora Carvalho

Com o tema “Desafios da sociedade moderna e a inclusão social”, a Câmara Municipal de São Paulo promoveu nos dias 28 de agosto a 1º de setembro a I Semana de Sensibilização da Sociedade Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizado no Palácio Anchieta.

Entre os diferentes temas abordados, destaca-se a contribuição que as instituições de ensino podem dar no processo de inclusão. Eni Pereira Thames , coordenadora pedagógica das escolas adventistas da região sul da capital, falou sobre os caminhos para educação inclusiva. “Somos iguais em dignidade e direitos. Todo o resto é diferente”, disse. Segundo ela, a inclusão começa com os funcionários que precisam aprender a celebrar a diversidade e deixar de excluir. “O aluno tem o direito de aprender sem precisar ser igual. Não existe classe homogênea, mesmo entre os alunos normais. Nesse contexto, o sistema educacional deve se adaptar ao aluno deficiente, e não o contrário”, salientou a coordenadora pedagógica.

O professor Roberto Sussumu Wataya, professor de informática do Unasp, falou sobre inclusão digital para cegos e pessoas da terceira idade, e dos talentos que essas pessoas especiais possuem. Desde o início do projeto, 195 alunos com mais de 60 anos já se formaram. “O principal propósito é que os avós aprendam a falar com os netos que crescem comunicando-se pela rede”, declarou.

Wataya citou o exemplos como do físico Stephen Hawkin, que é tetraplégico e comunica-se apenas por meio do computador, do matemático John Nash, que é esquizofrênico e ganhou o Prêmio Nobel, e do músico Ray Charles, cego desde os 7 anos de idade, gênio da música negra. “É difícil a sociedade enxergar talentos em deficientes, mas a grande diferença do ser humano é a determinação”, alertou. Uma prova disso foi a apresentação do músico Cacá Lopes, que toca violão com apenas uma mão, toca gaita e canta. Já gravou quatro CDs.

Os alunos do laboratório de inclusão digital para cegos do Unasp levam de 3 a 4 meses para aprender a usar o teclado do computador, e então passam a aprender usar o software de som. Segundo Wataya, dos 40 alunos que já se formaram no projeto, 12 estão no mercado de trabalho. “As empresas preferem surdos e cadeirantes, mas estão começando aceitar os cegos também”, disse ele.

Para o pró-reitor do Unasp, André Pasini, a instituição que deseja incluir os deficientes precisa ter “vontade administrativa, investimento financeiro para adaptar a infra-estrutura, e treinamento dos funcionários.” No Unasp há 20 funcionários com alguma deficiência, 22 alunos na educação básica e 7 no ensino superior. Para eles a faculdade dispõe de quatro monitores que foram preparados para atendê-los. A primeira aluna cega formou-se em pedagogia no ano passado. “As necessidades do próximo são atendidas à medida que a instituição coloca isso como prioridade. Não precisamos esperar as imposições da legislação. O fundamental é a iniciativa da instituição como responsabilidade social espontânea”, afirma Pasini. “O desafio da sociedade moderna é a inclusão social de quem está em desvantagem”, concluiu.

A I Semana de Sensibilização da Sociedade Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi uma parceria do Centro Interdisciplinar de Educação e Cidadania (Ciec), Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Associação Paulista Sul (APS) da Igreja Adventista do Sétimo Dia e o presidente da comissão de Direitos Humanos, vereador Beto Custódio, que mediou os debates das mesas temáticas. “Dizer que essas pessoas têm direitos e como procurá-los foi o principal objetivo deste encontro”, afirma o vereador.


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