Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
18 de Fevereiro de 2018




Trabalhe Conosco
Encontro debate processos de integração de pessoas com deficiência

clique aqui para ver as fotos

“O desafio da sociedade moderna é a inclusão social de quem está em desvantagem”, diz o pró-reitor do Unasp, André Pasini:

INCLUSÃO
Débora Carvalho

Com o tema “Desafios da sociedade moderna e a inclusão social”, a Câmara Municipal de São Paulo promoveu nos dias 28 de agosto a 1º de setembro a I Semana de Sensibilização da Sociedade Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizado no Palácio Anchieta.

Entre os diferentes temas abordados, destaca-se a contribuição que as instituições de ensino podem dar no processo de inclusão. Eni Pereira Thames , coordenadora pedagógica das escolas adventistas da região sul da capital, falou sobre os caminhos para educação inclusiva. “Somos iguais em dignidade e direitos. Todo o resto é diferente”, disse. Segundo ela, a inclusão começa com os funcionários que precisam aprender a celebrar a diversidade e deixar de excluir. “O aluno tem o direito de aprender sem precisar ser igual. Não existe classe homogênea, mesmo entre os alunos normais. Nesse contexto, o sistema educacional deve se adaptar ao aluno deficiente, e não o contrário”, salientou a coordenadora pedagógica.

O professor Roberto Sussumu Wataya, professor de informática do Unasp, falou sobre inclusão digital para cegos e pessoas da terceira idade, e dos talentos que essas pessoas especiais possuem. Desde o início do projeto, 195 alunos com mais de 60 anos já se formaram. “O principal propósito é que os avós aprendam a falar com os netos que crescem comunicando-se pela rede”, declarou.

Wataya citou o exemplos como do físico Stephen Hawkin, que é tetraplégico e comunica-se apenas por meio do computador, do matemático John Nash, que é esquizofrênico e ganhou o Prêmio Nobel, e do músico Ray Charles, cego desde os 7 anos de idade, gênio da música negra. “É difícil a sociedade enxergar talentos em deficientes, mas a grande diferença do ser humano é a determinação”, alertou. Uma prova disso foi a apresentação do músico Cacá Lopes, que toca violão com apenas uma mão, toca gaita e canta. Já gravou quatro CDs.

Os alunos do laboratório de inclusão digital para cegos do Unasp levam de 3 a 4 meses para aprender a usar o teclado do computador, e então passam a aprender usar o software de som. Segundo Wataya, dos 40 alunos que já se formaram no projeto, 12 estão no mercado de trabalho. “As empresas preferem surdos e cadeirantes, mas estão começando aceitar os cegos também”, disse ele.

Para o pró-reitor do Unasp, André Pasini, a instituição que deseja incluir os deficientes precisa ter “vontade administrativa, investimento financeiro para adaptar a infra-estrutura, e treinamento dos funcionários.” No Unasp há 20 funcionários com alguma deficiência, 22 alunos na educação básica e 7 no ensino superior. Para eles a faculdade dispõe de quatro monitores que foram preparados para atendê-los. A primeira aluna cega formou-se em pedagogia no ano passado. “As necessidades do próximo são atendidas à medida que a instituição coloca isso como prioridade. Não precisamos esperar as imposições da legislação. O fundamental é a iniciativa da instituição como responsabilidade social espontânea”, afirma Pasini. “O desafio da sociedade moderna é a inclusão social de quem está em desvantagem”, concluiu.

A I Semana de Sensibilização da Sociedade Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi uma parceria do Centro Interdisciplinar de Educação e Cidadania (Ciec), Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Associação Paulista Sul (APS) da Igreja Adventista do Sétimo Dia e o presidente da comissão de Direitos Humanos, vereador Beto Custódio, que mediou os debates das mesas temáticas. “Dizer que essas pessoas têm direitos e como procurá-los foi o principal objetivo deste encontro”, afirma o vereador.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial