Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Sexta-Feira,
20 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Pastores recém-formados discutem Manual da Igreja

 

“Nenhum de nós está à altura do ministério. A distância entre o pastor e o que se exige dele, só pode ser coberta pela humildade e dependência de Deus"


Capacitação
: Oitenta e quatro pastores reuniram-se no Unasp, campus Hortolândia, no terceiro Concílio de Pastores Aspirantes, promovido pela União Central Brasileira (UCB), em 17 de agosto. “Aspirante” é a condição de um pastor adventista que se graduou em Teologia, atua na igreja, mas ainda não passou pela ordenação ministerial. Ordenado, ele pode exercer plenamente seu ministério, inclusive ministrando casamentos e batismos, além de assumir outras responsabilidades no âmbito da organização adventista mundial.

Conduzido pelo pastor Acílio Alves, diretor da Associação Ministerial da UCB (departamento responsável pelo bem-estar dos pastores), o encontro enfatizou a seriedade do trabalho pastoral. “Deus me pede coisas extraordinárias e sou um homem comum” – pregava o pastor-geral, Domingos José de Souza, reforçando a necessidade de superação espiritual para se desenvolver um ministério relevante.

“Se você não estiver ligado a Deus, seu trabalho poderá ser bom e até profissional, mas os resultados não serão multiplicados pelo poder do Espírito Santo”, ressaltou o pastor Ranieri Sales, da Associação Ministerial da Divisão Sul-Americana, convidado especial. Em seguida, o superintendente financeiro da União Central, Élnio Freitas, ateve-se à importância do equilíbrio e honestidade nas questões financeiras e jurídicas - pessoais e da igreja.

Plenária

Reservaram-se os últimos momentos da reunião para uma plenária em que dúvidas eram respondidas pelos líderes ministeriais. Questões especialmente referentes ao casamento e disciplina eclesiástica captaram maior atenção dos presentes. Discutiram-se importantes mudanças no Manual da Igreja, que merecem atenção redobrada ao lidar-se com situações delicadas.

“Esta abertura favoreceu muito o nosso ministério, porque é na prática que enfrentamos dificuldades. Deu-nos suporte para um bom trabalho na igreja”, acredita Antônio Gonçalves, pastor de igreja na zona sul da capital paulista.

O encontro também contou com a presença de aspirantes de instituições, que geralmente não participam de concílios. Pastores ainda não ordenados dos três campi do Unasp, do Sistema Adventista de Comunicação e da Casa Publicadora Brasileira foram convidados.

“As experiências compartilhadas pelos pastores e a amizade contribuem para a gente se sentir dentro do ministério”, afirma o pastor Giliard Ferreira, responsável pela pastoral do Ensino Médio do Unasp, campus São Paulo. Robson Menezes, pastor em Rio Claro, conta que “se sente valorizado pela administração que cuida daqueles que não sabem muito, mas que estão aqui para aprender”. 

Avaliações

Atualmente a Igreja Adventista no Estado de São Paulo é conduzida por 500 pastores em mais de 1500 congregações, além das escolas e instituições. Destes pastores, cerca de 70 são aspirantes.  Para resguardar o compromisso e a imagem de seu corpo ministerial, a Igreja Adventista redobrou seu cuidado na ordenação de novos pastores.

Hoje, para os formados em Teologia, deve haver uma avaliação anual por parte dos pastores já ordenados, da igreja local e (ou) instituição, bem como da própria família do aspirante. Detalhes como pontualidade, espírito voluntário, pureza moral, dedicação evangelística, equilíbrio financeiro, condição do casamento, entre dezenas de outros ítens são considerados.

O pastor Acílio relembra a incapacidade humana diante do que Deus pede, mas reafirma a necessidade de dependência: “Nenhum de nós está à altura do ministério. A distância entre o pastor e o que se exige dele, só pode ser coberta pela humildade e dependência de Deus. E a igreja deve investir nestes novos pastores para que o futuro seja glorioso e rápido.”


Diogo Cavalcanti



 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial