Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Segunda-Feira,
24 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Undokai fortalece integração entre japoneses

clique aqui para ver as fotos


























 


Cultura nipônica: No domingo 20 de agosto, a comunidade japonesa do Capão Redondo, zona Sul de São Paulo, realizou o 9º Undokai, uma gincana cultural que tem o objetivo de fortalecer a tradição e os laços entre a colônia e seus familiares.

Brincadeiras sadias para todas as idades, além de integração, motivam a prática de exercícios físicos e desenvolvem a coordenação motora, como o Suzuwari, onde a criançada arremessa bolas de pano contra globos de papel de seda suspensos por um bambu, a fim de abrir o globo e liberar fitas coloridas. Os adultos ajudam devolvendo as bolas de pano que caem longe das crianças.

Além das gincanas tradicionais, também há pratos típicos, como o Obentô, à base de arroz e legumes, e o Udon, à base de macarrão e legumes. E ainda, doces, como o Majü, feito com feijão.

A palavra Undokai significa mover o corpo. O evento também promove um intercâmbio entre os Kaikans (associação da colônia japonesa) de Itapecerica da Serra e São Lourenço, Santo Amaro, Pedreira e Campo Limpo e bairro da Liberdade, (centro).

Na década de 70 o evento acontecia em um terreno baldio, entre o Colégio Adventista Ellen G. White, e a padaria Boa Nova, na Avenida Comendador Santana. “Com a mudança dos coordenadores, o Undokai foi abandonado”, conta Eliane Hosokawa, que conheceu o esposo, Elder Hosokawa,  quando era criança, no evento. Há 9 anos, a liderança da Igreja Adventista japonesa (do bairro), ressuscitou o Undokai. “Hoje trazemos nossos filhos”, diz.

Na direção atual estão os líderes comunitários Guenje Imayuki, Fumiaki Kuramoto, Mitio Tagami e José Taro, além dos coordenadores voluntários.

Dentre os patrocinadores, estão o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), que ofereceu o espaço físico do campo de pique-nique, Escola Adventista,  o setor Hortifrutigranjeiro do Ceagesp, as indústrias de alimentos Sakura e Superbom e os Kifus (ofertas da colônia).

O repórter Gilberto Amendola e o fotógrafo José Patrício do Jornal da Tarde, do Grupo Estado, esteve presente no evento e publicou matéria referente no jornal desta segunda, 21 de agosto.

Serviços

O Kaikan do Capão Redondo também distribui literaturas vindas do Japão, e oferece uma vez por ano, a qualquer interessado, um curso do preparo do arroz Motitsukio, o que atrai muitos descendentes e interessados na cultura nipônica.

Também oferece gratuitamente, um domingo por mês, o Ninhogô - aula de língua japonesa, com a Professora Eiko Tagami. O curso é voltado para japoneses, descendentes e brasileiros interessados.


Débora Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial