Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Sexta-Feira,
21 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Curso de Libras promove inclusão social e capacitação

"Eu aprendia um sinal e esquecia dois. Mas agora meu relacionamento com o meu filho melhorou muito."


Inclusão social: Começou no dia 13 de agosto mais uma turma do curso de Libras na região do Capão Redondo. O projeto é voltado para pais e familiares de pessoas surdas, professores e profissionais de saúde, ou qualquer pessoa interessada em aprender a profissão de intérprete de sinais ou apenas saber comunicar-se com os surdos.

Segundo a OMS, a surdez atinge 10% da população mundial. Só no Brasil, 350 mil pessoas que nada ouvem. A surdez foi a segunda deficiência mais citada pelos entrevistados no Censo 2000. De cada mil crianças que nascem, 3 a 5 nascem surdas. De todos os recém-nascidos, 12% têm pelo menos um fator de risco para a deficiência auditiva.

As autoridades governamentais dão sinais de que começaram a perceber as necessidades desse grupo especial. No ano passado, a Lei 10.436/02 reconheceu a Libras como língua oficial dos surdos. Este ano, projetos de Lei discutem formas de garantir o direito constitucional de acesso à informação e inclusão social.

Isso abre o mercado de trabalho para profissionais intérpretes de Libras, que podem atuar em eventos públicos, veículos de comunicação como televisão e vídeos, escolas de educação básica e cursos profissionalizantes como de informática.

Foi pensando na capacitação de intérpretes que a líder da comunidade de surdos do Capão Redondo, Jackeline Menon (foto),  desenvolveu um projeto de inclusão social e capacitação através do curso de Libras, ministrado por professor surdo licenciado – o que otimiza o aprendizado.

Pais de surdos ganham bolsa integral para aprender Libras. Demais interessados pagam uma mensalidade de apenas 60 reais, com 15% de desconto para pagamento à vista. "No início foi difícil. Eu aprendia um sinal e esquecia dois. Mas agora meu relacionamento com o Guilherme melhorou muito. Vejo que ele se sente muito mais feliz com a família toda", conta Marineusa de Oliveira, 46, mãe do surdo Guilherme Miller, 24.

São quatro módulos com duração de quatro meses, com aulas sempre aos domingos pela manhã: Básico, para quem não sabe nada ou muito pouco, Básico I para quem concluiu o Básico ou já tem conhecimento de sinais, Intermediário e Avançado. Ao concluir cada módulo o aluno participa de uma avaliação.

Na formatura do Módulo Avançado, recebe certificado de Intérprete de Libras, e está apto a ingressar no mercado de trabalho, seja em escolas, palestras, eventos, televisão, ou como professor particular de reforço escolar para alunos surdos.

Informações:

Curso de formação de Intérpretes de Libras
Duração: 4  meses
Investimento: 4 X de R$ 60,00. (À vista, 15% de desconto)
Matrícula: R$ 15,00  para a apostila
Público: a partir de 16 anos
Local: Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp. Estrada de Itapecerica, 5859 – próximo à Estação de Metrô Capão Redondo.

Módulo Básico:
Início: domingo 13 de agosto
Horário: das 10h30 às 12h30

Módulo Básico I:
Início: domingo 20 de agosto,  às 08h
Horário: das 8h às 10h

A ficha de matrícula pode ser solicitada pelo e-mail msunasp@gmail.com, e levada preenchida ao local, juntamente com o plano de pagamento. Tratar com Jackeline Menon.

Reservas para 2007.


Débora Carvalho


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial