Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
23 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Fumante há 55 anos sente sabor da comida pela primeira vez

clique aqui para ver as fotos

“Ontem eu senti o sabor dos alimentos pela primeira vez. E consegui comer bem”

Parque Maria Helena, SP: Júlia Barbosa dos Santos, 73, fumou durante 55 anos, sem nunca pensar em parar. Ao passar pelo Carrefour no final de Julho, ouviu a propaganda sobre um curso para deixar de fumar em parceria com a Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), e resolveu assistir às palestras.

No primeiro dia do curso, “ao ouvir sobre o mau que faz à saúde, e os benefícios de abandonar o vício”, Júlia decidiu que iria parar. De um maço e meio por dia, após três dias de curso, “na quarta-feira eu não sentia mais vontade de fumar. Apenas um enjôo e tontura, mas foi mais um incentivo, pois tudo acontecia do jeitinho que o doutor Carlos explicou”, relata. “Na quinta-feira eu já estava bem. Senti o sabor do tempero do almoço e almocei bem. Até com o café eu parei. Não me dá mais vontade, pois o café chamava o cigarro e vice-versa”, conta Júlia.

As informações das palestrar levaram Júlia a convidar seu irmão, Elias Barbosa dos Santos, a também participar. Ele começou freqüentar o curso no terceiro dia, “mas já vim decidido e trouxe três pacotes e meio de maços de cigarro”, conta. Santos jogou os pacotes no caixão e desde a quarta-feira também não fuma. “Eu fumava mais de 60 maços por mês. Quero levar esse curso para meu bairro, no Jardim Santo Antônio. Lá tem muitas crianças que fumam.”

Sebastião Valentim de Azevedo fumou durante 56 anos. “Eu gastava 220 reais com cigarro e 150 com carne, por mês”. Mas a motivação para abandonar o vício veio dos netos. “A cada 12 minutos eu fumava um cigarro, e por isso minhas filhas não freqüentavam mais a minha casa”, conta. Azevedo já tentou parar de fumar, e investiu mais de 3 mil reais em adesivos importados e pedras vulcânicas, cujo comercial de televisão prometia milagres. “Meu genro já tinha me falado sobre o curso para deixar de fumar da igreja adventista, e ao ouvir o anúncio no Carrefour, imediatamente fiz minha inscrição.” Santos deixou o último maço no caixão simbólico, e acredita que dessa vez conseguiu vencer o vício.

A parceria entre Carrefour Giovanni Gronchi e Adra beneficiou 70 alunos durante o Curso Como Deixar de Fumar em 5 Dias. Duas outras unidades da loja já estão na lista para também oferecer o curso. Na parceria, o Carrefour também colabora com alimentos para o posto de atendimento da Adra no Jardim Ângela, que assiste cerca de 30 famílias.

O gestor da loja, Marco Sckler, experimentou em público uma substância para bochecho, que, segundo o palestrante Carlos Lopes, impossibilita o ato de fumar, durante a fase de abstinência. Ao tragar após o bochecho, “senti um ejôo, revira o estômago. Não dá mesmo pra continuar fumando”, conta. Ao final do curso, Sckler também já se considera um vitorioso. “O interessante é que a vontade de fumar realmente passou. Tanto psicológica quanto com a ajuda do bochecho”, declarou.

Débora Carvalho


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial