Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Terça-Feira,
18 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Participação surpreende na Trimestral 2006

clique aqui para ver as fotos

Parque Maria Helena, São Paulo: A resposta surpreendente da participação de professoras nos encontros de capacitação trimestral atingiu o recorde de 2 mil. Professoras e professores procuram informações para transmitir princípios bíblicos e cristãos para crianças e adolescentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os encontros acontecem nos bairros de Santo Amaro, Capão Redondo e na cidade de Registro.

Conhecidos como "Trimestrais", este Curso de Capacitação de Professores e Coordenadores para Ministérios da Criança e Adolescente, tem o objetivo de treinar os professores em maneiras práticas e atuais de ensinar sobre a Bíblia para mentes em desenvolvimento.

As professoras pertencem à Escola Sabatina, uma organização de estudo da Bíblia ligada a igrejas adventistas em todo o mundo. Os estudantes se reúnem conforme a faixa etária. São oito estágios desde o berço até os 16 anos. Crianças de qualquer religião, cujos pais simpatizam com os ensinamentos da Bíblia, podem se inscrever.

Na trimestral, as professoras entram em contato com materiais e novas técnicas para o ensino. De flanelógrafos (gravuras em tecido) a livros, guias de aulas e apostilas, maquetes, materiais decorativos, e objetos artesanais de baixo custo.

Algo que chamou a atenção do público foi a utilização de materiais de recicláveis, como isopor, papelão, cascas de côco, galhos de árvores, pedras, etc.

“Podemos aproveitar materiais usados, objetos naturais, cartolina, papelão, até mesmo em casa. Qualquer pessoa pode fazer. São materiais simples e econômicos” – conta a professora Rosemari Tavares de Oliveira, organizadora do Curso.

Outro destaque foi o lançamento do projeto Point Jovem. Um guia de estudos e discussão sobre temas atuais para ser usado por grupos de adolescentes. Namoro, sexualidade, filmes, Internet, entre outros assuntos que geram questionamento aos adolescentes.

Elza Machado, assistente do Ministério da Criança e do Adolescente, ficou impressionada com a resposta das professoras: “Acompanho a Trimestral há mais de 8 anos. Nunca estiveram presentes tantas pessoas”.

“Sentimos o apoio, o carinho e uma freqüência especial. Tivemos mais de 300 professoras conosco” – relata Vanessa Silva, assistente do Departamento dos Ministérios da Criança e do Adolescente, responsável pelo evento na cidade de Registro.

Neste trimestre, os estudantes da Escola Sabatina de todo o mundo vão participar de uma campanha de donativos para projetos na América do Sul. A cada trimestre, uma região do mundo é beneficiada.

A campanha inclui as crianças e adolescentes que aos cuidados das professoras da Escola Sabatina. A geografia, a cultura, histórias e depoimentos de crianças dessa região serão utilizados no decorrer do trimestre. Os ambientes temáticos ajudam a criança a interagir com a história e o tema ensinado. Neste trimestre, com a América do Sul em destaque, vão ser utilizados cenários e motivos tropicais.

Em Santo Amaro
, onde mais de 700 professoras estiveram presentes, crianças e adultos da comunidade adventista hispana fizeram uma entrada com roupas típicas sul-americanas.

Um dos pontos altos das Trimestrais, desde que começou a ser implantado o método de ensino Elo da Graça, em 2004, é a apresentação de maneiras práticas de ensinar princípios bíblicos às crianças. A professora Jabez Sotto fez uma palestra sobre como fazer a criança mergulhar na história bíblica.

A professora Rosemari destaca a importância do método Elo da Graça: “Na ocasião em que Deus transformou a água amarga em saudável, você pode fazer as crianças participarem da mesma experiência oferecendo água salgada e água potável. Também podemos incentivá-las a compartilhar esta experiência com outras crianças e com os pais. A história só alcança o principal objetivo quando acontece mudança de comportamento na criança, por causa de algo bom que aprendeu com a história”.

Diogo Cavalcanti


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial