Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
12 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Unasp incentiva "trote solidário"

Jardim IAE, São Paulo: Embora as aulas ainda não tenham começado, mais de 120 universitários de todo o Brasil estão no Unasp para trabalhar. Eles têm 75% de desconto nos estudos, que inclui hospedagem, alimentação e outros serviços. Mas, as férias não poderiam se resumir em trabalho. Houve muita agitação em uma gincana que promete marcar a vida dos estudantes neste ano.

Antes da recreação, cantaram o hino nacional. Divididos em 4 equipes coloridas, inventaram músicas, disputaram na corrida de pano de saco, contaram piadas e levaram “tortadas” no rosto se não respondiam perguntas corretamente, entre outras brincadeiras.

Antônio Carlos, gerente de banco e diretor de eventos, conta que o plano é fazer mais gincanas ao longo do ano. A melhor equipe vai ganhar um dia num parque aquático. Formado em Educação Física, Antônio estuda desde 1984 na instituição e neste ano começou Administração. Seu plano é envolver os alunos em outras recreações, como xadrez gigante e acampamento.

O Pastor Rúbem Freitas, vice-preceptor (responsável pelos alunos internos), sublinha a descontração e o entrosamento entre os estudantes, especialmente os recém-chegados. Antônio Carlos chama isto de “trote-solidário”. Em outras faculdades os alunos antigos chegam até agredir os “novatos”, ou “bichos” em brincadeiras de mau gosto, inclusive proibidas por lei.

“Gostei da alegria, do povo estar animado”, conta eufórica Edna Fernandes, estudante de Psicologia. Ester Zil, aluna do curso de Fisioterapia, destaca a interação. Para Jhosef Marks, formando do curso de Ciências da Computação, gostou também das “dinâmicas que o professor ‘bolinha’ fez”. Ele se referiu ao professor de Educação Física, César Augusto.

O Unasp tem 510 alunos com diferentes tipos de bolsas. Isto significa que a instituição deixa de receber mais de 5 milhões de reais por ano para apoiar os estudantes. Ivan Albuquerque de Almeida, diretor financeiro do Unasp, que comandou as brincadeiras, gosta de acompanhar os alunos.

Apesar de trabalhar com finanças, Ivan revela por que se realiza em estar com os estudantes: “A minha função não tem relação com isto, mas eu gosto, porque eu já fui um deles. Eu já fui bolsista. A minha maior alegria é ver a alegria deles. Eu faço tudo por isto”.

Diogo Cavalcanti


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial