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Domingo,
25 de Fevereiro de 2018




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Disque-Denúncia de abuso e exploração sexual agora atende nos fins de semana

Com alcance nacional e gratuito, o Disque-denúncia é um canal que recebe as queixas da população relativas à violência sexual contra crianças e adolescentes e as encaminha aos órgãos competentes

DENÚNCIA
Por Redação

Desde o sábado 14 de janeiro, o Disque-denúncia de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes atende também aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h. A extensão do atendimento foi oficializada em acordo assinado entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e o Ministério da Saúde.

Disque-denúncia de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes funciona no Brasil todo por meio do telefone 0800 99 0500. E não recebe denúncias apenas de violência sexual, mas de qualquer tipo de agressão. Além disso, por meio do serviço qualquer cidadão pode obter o telefone do Conselho Tutelar ou Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente em sua cidade ou região.

De maio de 2003 a 6 de janeiro de 2006, o Disque-denúncia recebeu ligações de mais de 1,8 mil municípios brasileiros e contabilizou, aproximadamente, 13,2 mil denúncias. O estado do Amazonas é o líder em notificações, proporcionalmente à população, seguido pelo Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará e Rio de Janeiro.

Criado em 1997, sob a coordenação da Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Criança e ao Adolescente (Abrapia), o Disque-denúncia passou a ser gerenciado pela SEDH em 15 de maio de 2003. Com alcance nacional e gratuito, é um canal que recebe as queixas da população relativas à violência sexual contra crianças e adolescentes e as encaminha aos órgãos competentes. Também por meio do número 0800 99 0500, o cidadão pode obter informações sobre o que são e como funcionam os Conselhos Tutelares, além de ter o telefone do órgão mais próximo de sua casa.

O Disque-denúncia é uma parceria entre a SEDH, gestora do serviço, e o Ministério da Saúde, que disponibiliza a estrutura do Centro de Teleatendimento. A capacitação técnica dos profissionais que recebem e encaminham os casos é realizada pelo Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria). Desde 2004 o projeto passou a contar também com o apoio da Petrobras.

Fonte: ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância

 


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