Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Terça-Feira,
24 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
Faltam 5 para completar 100

clique aqui para ver as fotos

Igreja de Santo Amaro comemora 95 anos com todo vigor

São Paulo, 05 de outubro de 2009

COMUNICAÇÃO
Danúbia França

A igreja adventista do sétimo dia de Santo Amaro-SP, tem motivos de sobra para celebrar. A igreja comemora uma data mais que especial: os seus 95 anos de existência.

Em função desse grande evento, membros e moradores da região foram convidados para participar do culto de adoração e agradecimento realizado no último sábado, 07/11, horário normal do culto.

Durante a tarde, todos que fizeram e fazem parte da história do templo ficaram surpresos com a retrospectiva da igreja, e com muita alegria puderam rever os amigos e relembrar os bons momentos que viveram no decorrer da formação do templo, que hoje suporta 415 membros. Além da retrospectiva foi realizado o batismo de três pessoas.

"É uma grande satisfação e ao mesmo tempo um privilégio fazer parte dos 95 anos da Iasd Santo Amaro. Ao nos aprofundarmos na história  desta Igreja, Observamos a trajetória abençoada dos pioneiros na pregação do evangelho nesta região. Peço a Deus que mantenha viva a chama da esperança no coração destes membros até a volta de Jesus”, diz pastor distrital, Anselmo Masson.

No domingo, 08/11, às 8h30, dando continuidade à comemoração dos 95 anos, foi realizada a reinauguração da fachada da igreja, com a participação do pastor Ronaldo de Oliveira, líder da Igreja para a região Sul de São Paulo. No encerramento, não poderia deixar de faltar o bolo que foi servido para todos que estiveram no local.

HISTÓRIA DA IGREJA

1914- A Terceira Sessão da União Brasileira realizou-se de 19 a 25 de Janeiro. Pr. John Lipke realizou nesta cidade uma série de conferências públicas num pavilhão levantado no terreno situado á rua General Carneiro, pertencente a viúva D. Sophia Lindau.

16 de maio de 1914 Foram 26 pessoas batizadas Igreja Organizada. Construção de um pequeno templo que foi edificado na rua Herculano de Freitas n. 366, sob a liderança de Paulo, Libório e Carlos Klein. Segundo batismo de 17 pessoas no dia 22 de Agosto de 1914, pelo Pr. Lipke.
 
1915- Inauguração do templo A construção do primeiro templo iniciou-se em 1914, enquanto se realizavam as conferências, num terreno doado por João Lindau, situado à rua, hoje, Desembargador Bandeira de Mello no 366, hoje no 364, onde ainda hoje está instalado o prédio da igreja. Pr. John Lipke e o PR. John Boehm adquiriram um terreno de 120 hectares no bairro do Capão Redondo, onde hoje se localiza o Instituto Adventista de Ensino. Parte deste terreno pertencia ao irmão Pantaleão, que havia sido batizado no primeiro batismo de Santo Amaro. Se a igreja de Santo Amaro não existisse, é bem provável que o IAE tivesse sido construído em outra localidade.

Segundo o relatório da Revista Mensal em 1915 este era um dos mais belos templos adventistas no Brasil. Discutia-se em plena Primeira Guerra Mundial (1914-1918) se a IASD deveria investir em grandes prédios uma vez que os campos de batalha, a crise e o morticínio de pessoas indicavam o rápido cumprimento da profecias sobre a 2a. Vinda de Cristo.

Em janeiro de 1915 o relatório da Missão Paulista indicava dez igrejas entre elas Santo Amaro que contava com 24 adultos e 9 crianças matriculadas. O número médio de freqüência era de 19 adultos e 8 crianças, sendo a terceira maior Escola Sabatina em todo o Estado de São Paulo. 12% das entradas eram contribuição dos membros santamarenses. O valor das ofertas ficavam abaixo de igrejas como Nova Europa (1906), Santo André/CPB (1907) e a Central Paulistana (1911)

1916 - Em janeiro houve outra conferência da União Brasileira em Santo Amaro, em novembro foi realizado o primeiro congresso da Escola Sabatina no Brasil.

1917- O Pr. John Lipke foi substituído pelo Pr. Germano Conrado. Seguiram-se na direção Libório Klein, Pr. H. B. Westcott e Pr.Ennis V. Moore, e a partir de 1930 o Pr. Germano Ritter.

1930 -Reforma do edifício e acréscimo de um prédio escolar

1931- Em janeiro foi inaugurada a igreja.

1932- 11 de fevereiro Foi estabelecida a Escola Primária Adventista de Santo Amaro, que tem como professora D. Ottilia Fritsch Silva a frente de 31 alunos.

1935- A Escola Sabatina, sob a direção de Pedro A Silva funcionava a cada sábado, ás 9:30, estando matriculados 98 membros, com duas divisões : adultos e menores. A Sociedade Auxiliadora das Senhoras Adventistas conta 16 membros sob a direção de D. Rosa Z. Luz. Na Igreja Adventista realizam-se cultos aos sábados. As 9:30 a Escola Sabatina; ás 11 horas, pregação do Evangelho. Aos domingos e quartas-feiras, ás 19:30 há pregação do Evangelho. A Igreja possuía 72 membros batizados além de muitos outros que a ela estão congregados.

A diretoria estava assim organizada: Presidente e Ancião da Igreja, Germano Ritter, Instrutora Bíblica, Srta. Alice Zorub; Tesoureira, Sra. D. Jeanette Hartman; Diáconos, os Srs. George E. Hartman, Olivio Doll, Fernando Luz; diretor da Escola Sabatina, Pedro A. Silva; diretor dos Missionários Voluntários Jovens, Sr. Leonídio de Araujo. Ocupa também o lugar de pastor honorário, John Lipke, fundador da igreja.

1938 - A igreja sofreu modificações tanto na largura como no comprimento. O prédio da escola foi ligado então ao corpo da igreja, além do avanço da nave até a rua. Foi construída a galeria.

1970- Implantada a pré-escola, sendo sua primeira professora Maria Urizzi . Em 1972 foi introduzida a 5ª Série Ginasial. A escola obteve homologação em 10.05.1974.

1975- Foram realizadas algumas modificações e reformas na permanência do Pr. Elias N. Valiante 1986 6 de outubro Com a vinda do pastor Voltaire Cavalieri, em 1986 foi feita a última modificação, que permanece até hoje.

1976- A escola passou a chamar-se Escola Adventista de I Grau "José Bonifácio".
Nesse mesmo ano, via-se a necessidade de novas instalações, pois com aproximadamente 400 alunos o espaço mostrava-se pequeno.

1979- Walter Aniceto de Souza encontrou um terreno de 1750 metros quadrados, adequado e bem localizado. Sendo levado o caso a mesa administrativa do campo, foi adquirido o local tendo início uma nova fase de grande desafio, lutas e vitórias. Até o ano de 1983, a escola continuou a funcionar nos fundos da igreja e só em 1984 foi inaugurado o novo prédio da Escola Adventista de Santo Amaro. Era diretora a professora Edméia Oliveira Barreto. Após 6 anos nas novas acomodações, implantou-se o curso de 2º Grau.

1990- A escola passou a chamar-se Colégio Adventista de Santo Amaro, possuindo atualmente duas unidades, uma com 2.800 m2 de área construída, onde funcionam as classes de primeira série do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. O prédio possui biblioteca com mais de 19.000 volumes bem distribuídos para atender todas as áreas de pesquisa, laboratório de informática, laboratório de química, laboratório de física e laboratório de biologia, sala de vídeo, auditório para 300 pessoas e quadra poliesportiva.

1996- Aquisição da segunda unidade, adquirida em 18 de dezembro atendendo ao maternal, jardim I e II e pré-escola, numa área de 1.205 metros. Em 1999, foi adquirida uma área de 1000 m2, na qual foi construída uma quadra.

1999- 6 de junho A Igreja comemora 85 anos de atividades espirituais e de assistência à comunidade santamarense sob a liderança do Pr. Edson Ribeiro. Foram homenageados os pastores que a dirigiram ao longo de sua existência.

2002 -14 de Abril Inaugurado o ginásio coberto no dia juntamente com a programação de comemoração dos 70 anos do colégio.

2004- 90 anos da IASD de Santo Amaro. Ampla reforma na igreja. Três outras igrejas compõem o distrito:Hispano R. dos Missionários, 472, Várzea de Baixo; -Jardim Três Marias R. Marques de Rezende, 141 Jd. Guarapiranga -Veleiros R. Lauzane, 382.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial