Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
12 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Curso de música a quinze reais realiza primeira formatura

clique aqui para ver as fotos

Mais que um diploma, os alunos chegam à conquista de um grande sonho: do universo da Música

São Paulo, 20 de outubro de 2009

MÚSICA
Agatha Lemos

No último domingo (18/10) aconteceu a primeira formatura do Emusico - Escola de Educação Musical Comunitária que funciona na zona Sul de São Paulo, atendendo às comunidades carentes desta localidade. O evento foi realizado no auditório do colégio Adventista Ellen White, no Capão Redondo, com apresentações dos formandos.

Cerca de 170 alunos concluíram cursos como piano, teclado, violão, flauta doce e regência. Por mais de um ano, os estudantes puderam se inserir no universo da música por apenas 15 reais mensais.

Esta não é uma conquista simples, de mais um curso no currículo. Ao contrário, para muitos, se trata da realização de um sonho de infância – a maioria dos alunos tem acima de 25 anos de idade, e muitas famílias frequentam as aulas juntas – pais e filhos, avós e netos unidos para aprenderem a tocar um instrumento. “Este é um momento muito gratificante, pois é o resultado de nosso esforço e a concretização de sonhos antigos ligados à música”, diz Francisco Rodrigues (43 anos), formando em Regência.

Para Rebeca Aguiar, de apenas 12 anos, concluir seu curso de flauta doce representa um dos momentos mais emocionantes de sua vida. Já para Sirlei Ferreira de Meirelles, o Emusico lhe abriu portas ainda maiores. “O Emusico me trouxe muitas coisas importantes, mas posso resumir esta experiência em três pontos marcantes: o primeiro é que graças às aulas de música, eu pude ativar os meus neurônios e isso me capacitou, aos 63 anos, a fazer cursos paralelos como, por exemplo, de computação; o segundo é que graças ao curso, hoje, eu ensaio um coral com apresentação já marcada para novembro próximo e planejo um futuro sempre envolvido em atividades musicais, e o terceiro e mais especial de todos é que de tanto eu tocar hinos no teclado, meu marido, que por anos foi alcoólatra, passou a crer em Deus e superou seu vício”, conta emocionada.

Estas e outras histórias fazem do Emusico uma escola de música com objetivos maiores que os das convencionais, pois além da técnica musical, proporciona transformação de vidas. “Este tipo de iniciativa pode gerar mudanças positivas tanto na zona Sul de São Paulo, onde está instalada como em qualquer parte do mundo, pois sua principal meta tem a ver com a transformação da vida das pessoas para melhor”, destaca Ronaldo de Oliveira, líder da igreja adventista do sétimo dia para a região Sul de São Paulo.

Daise Aguiar, professora de metodologia do ensino musical que elaborou o método de estudo do Emusico, reconhece que a formatura é resultado de um grande trabalho realizado em equipe. “Minha colaboração é uma parcela do projeto em que muitas pessoas participaram”, salienta.

O Músico Edson Ribeiro, coordenador da escola, fala de sua alegria ao ver tantas turmas concluindo mais uma etapa da vida. “Eles chegaram até aqui vitoriosos, mas os desafios não acabaram. Eles terão a oportunidade de aplicarem seu aprendizado em muitos lugares e em muitas situações novas. Nós estamos felizes por ver concluído um sonho dos alunos e também o nosso. Há 30 anos venho observando a carência de cursos comunitários de música acessível, por isso planejamos e abrimos o Emusico. Hoje, comemoramos seus frutos, ressalta.

A formatura teve como tema “Música – A Arte Eterna” e sobre isso o pastor Ronaldo de Oliveira finaliza: “A música é uma arte eterna e sendo assim, ela vem de Deus. Podemos observar o aspecto divino da música em cada som emitido pela natureza. Nas cachoeiras, no vento que bate nas folhas das árvores, nos animais. Os sons que vêm de Deus pela natureza confirmam o Seu propósito para a música - ela deve ser alegre, não agredir e produzir constante esperança”.

Em homenagem aos alunos que se formaram, o professor de Regência Flávio Garcia, fez um acróstico com as notas musicais:

Do – Dom de Deus
Re – Regozijo
Mi – Milagre
Fa – Fabuloso
Sol – Solene
La – Lábaro
Si – Sião

Sobre o Emusico:
Na primeira aula, o aluno já toca o instrumento. Esta foi a técnica elaborada pela professora de metodologia do ensino musical, Daise Aguiar Silva, para que o aprendiz conheça, na prática, o que significa regra, norma, tempo, valor e solfejo.

Da prática para o estudo teórico. Esta forma diferente de aprender motiva os alunos, que em pouco tempo de curso já conseguem ler partituras e reconhecer melodia e harmonia.

Em apenas 2 anos de funcionamento, a escola já realizou cinco audições com a participação de todos os alunos. O sucesso foi tão grande que surpreendeu os diretores do centro de música.

Outro dado surpreendente tem a ver com o número de alunos. A escola, aberta no Jardim Campo de Fora em março de 2008, começou com 80 inscritos e, hoje, tem mais de 600. Além disso, uma filial em Santo Amaro foi inaugurada com 60 alunos.

Em 2009, o Emusico que ensinava apenas instrumentos, abriu as portas também para técnica vocal e canto coral.

A divulgação da ideia chegou aos meios de comunicação, e fez com que outras partes do País aderissem ao projeto, como em Itabuna, no Sul da Bahia, que já implantou sua escola de educação musical com 250 alunos. Outros Estados também têm estudado uma forma de aplicar o projeto em suas cidades.

Dentre tantos pontos interessantes do projeto, dois se destacam: a faixa etária dos alunos - a maioria deles está acima dos 25 anos, e o ingresso de famílias inteiras no curso, dos avós aos netos. Isto evidencia a falta de oportunidade de entrarem na Música até então. Mas, a quinze reais, a aspiração se torna possível.

Por influência das aulas, inúmeras pessoas estão conseguindo realizar o desejo antigo de aprender a tocar um instrumento. A auto-estima melhora com a concretização do sonho e promove outras mudanças na vida dos estudantes, que passam a visualizar um futuro junto à Música.

Emusico – Escola de Educação Musical Comunitária funciona na Escola Adventista do Jardim Campo de Fora, aos domingos, das 8h às 18h. R: Antônio Salvia, 125 - Pq. Mª Helena - São Paulo - SP

Contato para o público: (11)2128-1035.

Fotos: Studio A


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial