Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Terça-Feira,
17 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Enem é cancelado

Conteúdo é forjado e exame é adiado faltando três dias para a data da prova

São Paulo, 01 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO
Da Redação

Nesta quinta feira, 1/10, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) resolveu cancelar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por motivos de segurança.

O exame que estava marcado para este fim de semana, 3 e 4/10, foi cancelado por suspeitas de que o conteúdo das provas tenha vazado em São Paulo. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", diz Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, um homem teria ligado na redação do veículo e proposto entregar as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo em troca de R$500 mil e disse ter recebido o material na segunda-feira, 28/09, de um funcionário do Inep e afirmou ter a participação de cinco pessoas na fraude.

Durante entrevista coletiva, o ministro da educação, Fernando Haddad disse nunca ter tido acesso ao conteúdo do exame e que a realização das provas do Enem é prioridade número um neste momento, a segunda seria a apuração dos responsáveis.

Haddad afirmou ainda que o andamento do Enem não prejudicará as instituições que vão utilizar os resultados do exame em seus processos seletivos. "Entramos em contato com os reitores e temos folga no calendário que será usada para não haver nenhum problema no processo. Ocorrerá a tempo de que os resultados sejam utilizados para os processos seletivos das instituições", finaliza.

De acordo com as agências nacionais, o MEC informou que uma nova prova deve ser realizada no prazo de 45 dias. Como a metodologia do Enem exige que as questões sejam pré-testadas, o Inep tem um banco com cerca de 1,8 mil delas.

Este ano o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame: 4.147.527. Desses, mais de 2,5 milhões já concluíram o ensino médio. As provas seriam aplicadas em 113.857 salas de 10.385 escolas do País.

 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial