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Trânsito pode causar problemas na coluna

Médico alerta os problemas de saúde que o motorista corre ao ficar muito tempo em engarrafamentos

São Paulo, 28 de Setembro de 2009

Saúde
Da Assessoria de Imprensa

A cada dia as metrópoles estão sofrendo com o pesadelo chamado trânsito, e uma das consequências graves desse problema é a saúde da população. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), circulam pelas ruas e estradas do país cerca de 45 milhões de veículos. Só a região Sudeste concentra 24 milhões, e desses, 6 milhões transitam na cidade de São Paulo.

De acordo com um levantamento feito pelo Ibope no início de 2008, 63% dos paulistanos gastam entre 30 minutos e 3 horas nos deslocamentos para a escola, universidade ou trabalho, e isso pode comprometer a saúde do motorista. “Longos períodos em uma mesma posição podem sobrecarregar a coluna e sua musculatura, gerando dores nas costas, e podendo desenvolver doenças graves a longo prazo.”, explica Dr. Luiz Pimenta, presidente em exercício da Sociedade Mundial de Coluna e Diretor do Instituto de Patologia da Coluna em São Paulo.

“Hoje em dia a população está passando mais tempo dirigindo, a maior parte das queixas vem de uma má postura ao dirigir, o que é facilmente tratado e evitado apenas com a melhora postural e exercícios físicos regulares. Os automóveis atuais permitem um melhor ajuste do encosto, e mantendo-se uma boa altura e angulação do assento, bem como proximidade do motorista ao volante, é possível prevenir ou minimizar as dores nas costas.” - garante Dr. Pimenta.

Veja algumas dicas para prevenção de dores na coluna causadas pelo longo período no trânsito:

Segundo o médico, o mais importante é que a pessoa não precise desencostar do banco para acionar os pedais, realizar manobras ou visualizar os retrovisores. O motorista deve também fazer pequenas pausas durante longos períodos ao volante, sempre realizando alongamentos simples para as pernas e braços, bem como a região lombar e cervical.
 
• Manter o ângulo do assento entre 100 a 110 graus, dando apoio total à coluna e mantendo-a relaxada (isso evita lesões dos músculos do pescoço e articulações da coluna, quando o assento estiver muito angulado);

• Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do motorista, de preferência na altura dos olhos (evita efeito chicote da cabeça e protege das lesões no caso de uma colisão traseira);
• Usar um suporte lombar (alguns carros dispõem do dispositivo, mas uma pequena almofada ajuda na melhor distribuição da carga sobre a coluna);

• Os braços devem ficar levemente flexionados ao segurar o volante. Com os braços esticados, o volante deve estar na altura dos punhos (evita lesões em colisões frontais; permite respostas rápidas frente às situações de perigo; alivia a tensão na musculatura do pescoço);
• Os calcanhares devem estar sempre apoiados no assoalho do veículo, evitando a sobrecarga da coluna lombar;

• Devem-se alcançar os pedais de tal forma que mesmo pressionados, os joelhos continuem um pouco flexionados;

• Os joelhos devem estar ao nível dos quadris ou acima, para evitar sobrecarga da coluna lombar.

Informações para a Imprensa
Silvia Lourenço – Direção de Jornalismo
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