Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
12 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Região de Jardim Souza é o alvo da campanha

Moradores da comunidade começam o dia com fanfarra, carisma e orientações

São Paulo, 21 de Setembro de 2009

MULHER
Danúbia França

No último sábado, 19/09, os moradores da comunidade Jardim Souza, distrito de São Luiz, acordaram com o empolgante desfile dos Desbravadores ao som da fanfarra, e receberam o carisma dos jovens que distribuíram exemplares da revista Quebrando o Silêncio e folhetos da vacinação contra poliomielite. 

A passeata teve início na UBS, Unidade Básica de Saúde, da região e se estendeu pelas ruas do bairro, onde pessoas foram orientadas das programações que iriam ser realizadas no posto local. “Moro aqui há 5 anos e nunca vi esse tipo de movimento. É muito importante para nós quando vemos que tem pessoas que orientem, que sejam preocupadas com o próximo, principalmente num lugar tão carente de informações como este.”, diz Amália dos Santos, dona de casa.

Durante todo o dia, em horários diversificados, pais e filhos puderam participar de palestras, cujo tema foi o abuso sexual infantil, assunto polêmico e preocupante em todo o mundo, que faz parte da campanha Quebrando o Silêncio deste ano. “Quando soube do tema da palestra avisei para minhas amigas, porque é muito importante, já conheci de perto casos de crianças que sofreram agressões, e quanto mais informações tivermos sobre isso, mais coragem teremos de tomar as atitudes certas.”, explica Mariana de Oliveira, moradora da região há 20 anos.

De acordo com dados internos da UBS, foram registrados este ano 8 casos de crianças molestadas. “Infelizmente sabemos que esse tipo de abuso acontece em todo lugar, inclusive aqui na comunidade, e nós que trabalhamos diretamente com a vítima vemos muitas vezes que o medo e a vergonha fazem calar a mãe e a criança. Por isso permitimos a realização de palestras como esta, a fim de conscientizar pais e filhos contra este tipo de abuso.”, comenta Glauber Alves , gerente da Unidade.

Segundo as estatísticas, o número de denúncias de violência contra a criança aumentou muito nos últimos anos no Brasil, e a maioria dos casos acontecem dentro de casa, por meio de abuso físico, psicológico e sexual. Em 2007, o crescimento foi de 80% em relação ao ano anterior. O maior número de denúncias ocorre no Estado de São Paulo, com cerca de 3.081 casos, em seguida vem o estado da Bahia e Minas Gerais.

Após a reunião, a programação seguiu com a apresentação da turma do Nosso Amiguinho, reforçando o assunto abordado.  O propósito deste evento nada mais é do que sensibilizar a comunidade e alertar os pais e as próprias crianças a se prevenirem de abusos contra os nossos pequenos. “Todos precisam se conscientizar de que isso é muito sério e que não só agride o físico da criança, mas abala a moral e o psicológico também.”, alerta Alexsandra Diniz, fisioterapeuta da UBS.

O encerramento da programação foi às 17h00 e no total cerca de 2.300 pessoas, incluindo crianças e pais compareceram no local. “É gratificante ver essa quantidade de pessoas participando, e hoje é um dia focado para as crianças, tanto pela vacinação quanto para as orientações sobre o abuso contra elas. Para mim, tanto a Unidade quanto a Igreja Adventista estão de parabéns pelo trabalho realizado nesta comunidade.”, diz Pedro Cavalcanti, gestor conselheiro do posto de saúde.

Rosemari de Oliveira, diretora do Ministério da Mulher da APS,Associação Paulista Sul e uma das colaboradoras do evento explica a iniciativa da campanha para esta comunidade. “Assim que soubemos que iria ter a vacinação, aproveitamos para aplicar as nossas programações que já estavam preparadas para os moradores dessa região. O objetivo foi conscientizar a todos de uma forma simples e rápida. E nosso próximo passo é dar continuidade com projetos nas áreas da saúde, evangelística e social.”, afirma.



  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial