Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Segunda-Feira,
10 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
"Coração de Mulher"

Problemas cardiovasculares representam 30% das causas de morte das mulheres brasileiras

São Paulo, 08 de junho de 2009

SAÚDE
Assessoria D2 Comunicação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço de todas as mortes de mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, mais de 23 mil mortes por dia. Entre as brasileiras, principalmente nas de mais 40 anos, chegam a representar 30% das incidências de morte - a mais alta taxa da América Latina -, número que supera o índice de mortalidade dos tumores de útero e mama somados, tão temidos no universo feminino.

Muitas mulheres nem desconfiam de possíveis problemas, pois existe um enorme desconhecimento sobre a prevenção e o diagnóstico, causado por motivos culturais ou pelo fato homens e mulheres apresentarem sintomas tão diferentes. Para preencher esta lacuna, os cardiologistas Otavio Gebara e Raul Dias dos Santos, considerados autoridades no assunto – lançam o livro “Coração de Mulher”, editado pela revista SAÚDE! da Editora Abril, que chega ao mercado no final de maio. 

 

A primeira publicação brasileira destinada a tratar exclusivamente do coração “delas” aponta de que maneira a hipertensão, o diabete e o tabagismo, carrascos das coronárias (artérias do coração), exercem um impacto bem maior nas mulheres. Muitos fatores de risco – como pílulas anticoncepcionais, menopausa precoce e hipertensão - têm influência diferente nelas, às vezes de maneira bem mais traiçoeira. Além disso, os hábitos alimentares e as múltiplas jornadas para dar conta de todos os papéis - mãe, profissional, esposa, dona-de-casa e amiga - tornam as mulheres mais sujeitas aos problemas cardiovasculares.

 

Dividido em 19 capítulos, "Coração de Mulher" além de mostrar as manifestações das doenças cardiovasculares nas mulheres, orienta no combate às causas, como sedentarismo, alimentação e ainda como fazer um teste personalizado, que estima o risco cardíaco e vale para todas as idades.

Sobre os autores

Dr. Otávio Gebara - Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986, fez pós-graduação no Institute for Prevention of Cardiovascular Disease da Harvard Medical School em Boston nos EUA (1992 a 1995) e doutorado no InCor da Faculdade de Medicina da USP (1996). É Professor Livre Docente em Cardiologia da USP (título em 2005), diretor de cardiologia do Hospital Santa Paula e Líder da Cardiologia do Grupo Amil de São Paulo. Coordenou a Diretriz Brasileira de Prevenção de Doenças Cardiovasculares em Mulheres da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem 40 artigos em revistas internacionais e 25 nacionais publicados nessa área.

Dr. Raul Dias dos Santos - Formado pela Escola Paulista de Medicina em 1986, com residência em clínica médica no HC  e em cardiologia no Instituto do Coração (InCor). Possui Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. É Professor Livre-Docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP; diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor- HCFMUSP; Presidente do Capítulo Latino Americano da Coronary Heart Disease Prevention Taskforce 2007-2008. Possui cerca de 50 trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais com revisão de pares nas áreas de cardiologia e prevenção.

SERVIÇO: Livro: "CORAÇÃO DE MULHER"

 

Autores: Otavio Gebara e Raul Dias dos Santos

 

Editora: Abril - Preço: 24,90

 

Páginas: 186 - Formato: 13,5 x 20,5
Atendimento ao leitor: saude.abril@atleitor.com.br


  Envie a um amigo

 Veja também
  Água é vida!
  Passaporte para as Trilhas de São Paulo agora a venda na internet
  Vitamina C e Gripe: desinformação leva a uso indevido
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial