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Um tempo para ouvir

Concebida para estimular a audição e reflexão sobre a mensagem bíblica, campanha da SBB terá lançamento nacional, em maio, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo

São Paulo, 18 de maio de 2009

PUBLICAÇÕES
Luciana Galberdi

“É tempo de ouvir a Palavra de Deus“. Este é o slogan da campanha que a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) dá início, neste mês de maio, com o intuito de chamar a atenção de todos os brasileiros para a necessidade de se reservar um tempo diário de comunhão com a mensagem bíblica. “O apelo da campanha pode ser resumido em atenção, reflexão e coração aberto. Porque não basta ler ou ouvir a Palavra de Deus, é preciso refletir sobre ela, entender e aplicar seus ensinamentos no dia a dia”, destaca o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, responsável pela campanha que se estende ao longo do biênio 2009-2010 e pretende atingir cerca de 10 milhões de pessoas. O lançamento nacional desta ampla mobilização será feito no Rio de Janeiro, no dia 19 de maio, no Guanabara Palace Hotel – Salão Velazquez, e em São Paulo, no dia 20 de maio, na Fecomércio – Teatro Raul Cortez, das 19 às 22h.

Pesquisas apontam que 74% dos brasileiros entre 16 e 64 anos não serão alcançados pela Bíblia no formato impresso porque não sabem ler ou porque entendem muito pouco do que leem. Outro dado impressionante, divulgado em 2008 pelo Instituto Pró-Livro, revela que a Bíblia, embora seja o livro preferido dos leitores brasileiros, é lida com frequência por menos de 2,5% da população do país. “Como, então, alcançar essa grande massa de brasileiros que se somam ainda com aqueles que não leem porque não têm tempo? Essa é a pergunta que a SBB se faz constantemente enquanto organização cuja missão é distribuir a Bíblia a todas as pessoas e torná-la relevante aos brasileiros”, revela o diretor executivo da entidade, Rudi Zimmer, destacando que a campanha pretende justamente alcançar uma parcela dessa população.

As principais ferramentas da campanha serão as gravações do Novo Testamento, em formato MP3, na Nova Tradução na Linguagem de Hoje e na tradução de Almeida Revista e Atualizada, respeitando as preferências de cada público e dando a oportunidade a quem já ouviu uma versão também ouvir a outra. A SBB incentivará, paralelamente, a formação de grupos de audição da Bíblia nas igrejas, nos seminários teológicos, nas casas das famílias, no trabalho, em hospitais, quartéis, presídios, comunidades terapêuticas, casas de repouso e em ambiente escolar. A meta, em dois anos, é formar 300 mil grupos de audição.

Para dar suporte à campanha, será feito um trabalho especial junto a igrejas e organizações visando criar grupos de audição da Bíblia. Serão disponibilizados aos interessados material informativo e de orientação sobre como fazer uma audição reflexiva da Palavra de Deus, além de cartazes e sugestões sobre como desenvolver o programa em diferentes comunidades. Mais informações poderão ser obtidas no site www.tempodeouvir.org.br.

A iniciativa tem como base o versículo 17, do capítulo 10 do livro de Romanos – Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. A ação será dividida em duas etapas. A primeira delas acontecerá em 2009 – ano em que se celebram os 200 anos do nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura para cegos que utiliza pontos em alto relevo. “Nosso foco prioritário será levar a Palavra de Deus a pessoas portadoras de necessidades especiais e em situação de risco social, especialmente as beneficiadas por nossos programas sociais”, revela Seibert.

Para isso, os grupos participantes do programa de audição do Novo Testamento contribuirão com recursos financeiros para que a metodologia também seja implantada entre os públicos assistidos pelos programas Luz no Brasil, Inclusão do Deficiente Visual, Ação Social para Situações Emergenciais, Ação Social nas Escolas, Ação Social pela Paz, Ação Social nos Hospitais e Incentivo à Cultura. “A sugestão é que o interessado em participar faça uma oferta mínima de R$ 10,00.

Em contrapartida, a SBB se compromete a enviar um CD com o Novo Testamento, um guia de audição, além de um relatório para preenchimento, quando a audição é feita em grupo”, explica o coordenador nacional da campanha, Eude Martins. Os interessados em participar poderão, a partir de 18 de maio, fazer sua inscrição através do site da campanha.

Além de estar alicerçada na Bíblia Sagrada, a campanha “É tempo de ouvir a Palavra de Deus“ tem como pilares aspectos que resultam em benefícios culturais, sociais e relacionados ao conteúdo bíblico. Na área cultural, pode-se destacar que ouvir é um estímulo à leitura, favorece o aprendizado, enriquece o repertório cultural e estimula a alfabetização. Promove, ainda, o resgate da arte milenar de se contar e ouvir histórias que, por muitos séculos, foi responsável pela transmissão da cultura e informação e, até hoje, é praticada em todo o mundo. Como benefício social, a audição de um texto em grupo favorece a socialização do indivíduo e estimula a construção de relacionamentos.

“No que se refere à mensagem bíblica, a leitura e audição das Escrituras estimulam o fortalecimento de valores éticos e morais, além dos sociais, como amor ao próximo e a preservação do meio ambiente. A Bíblia Sagrada é também um livro histórico, de leitura obrigatória àqueles que querem compreender a formação da civilização ocidental, além de reunir vários estilos literários, sendo importante fonte para o conhecimento da Literatura”, observa o secretário de Comunicação e Ação Social.

Lançamento da campanha “É tempo de ouvir a Palavra de Deus”

Rio de Janeiro
Data: 19 de maio de 2009
Horário: das 19h às 22h
Local: Guanabara Palace Hotel – Salão Velazquez
Av. Presidente Vargas, 392 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo
Data: 20 de maio de 2009
Horário: das 19h às 22h
Local:  Fecomécio – Teatro Raul Cortez
Av. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo (SP)

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento cultural e social”. Visando atender à demanda nacional por Bíblias e ampliar a divulgação da mensagem da Palavra de Deus, a SBB, em 1995, implantou, em Barueri (SP), a Gráfica da Bíblia, que se constitui no maior parque gráfico destinado à impressão e encadernação de Bíblias da América Latina.

Informações para a Imprensa:
Oficina da Palavra: (11) 3289-2139 – Contatos: Denise Lima: (11) 9611-7381 e Luciana Garbelini: (11) 9292-2131.


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