Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
22 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
Educação como meio para prevenção de acidentes de trânsito é tema de discussão

Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval, autoridades alertam para os cuidados com a segurança no trânsito.

São Paulo, 16 de fevereiro de 2009

Cidadania
MAPFRE
 
Dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que mais de 400 mil acidentes de trânsito acontecem todos os anos no País. Preocupados com o tema, especialistas e líderes governamentais discutem o assunto durante o “Primeiro Encontro de Segurança Viária para Ibero-América e Caribe - Protegendo Vidas”, nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Madri (Espanha). Organizado pela Fundación MAPFRE e pela Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), o evento terá a participação do diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva.

O encontro abordará os desafios da segurança no trânsito e a importância de políticas educacionais eficazes para a prevenção de acidentes viários e a redução das taxas de mortalidade. Entre as iniciativas no Brasil, a Fundação MAPFRE, braço brasileiro da instituição espanhola desenvolve, desde 2004, programas educativos sobre o tema com bons resultados. Somente um de seus projetos, o Programa Educação Viária é Vital, voltado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, já atingiu mais de três milhões de crianças e 95 mil professores no País.

“O programa envolve os alunos na observação das condições de circulação das vias das comunidades próximas, estimulando ações solidárias e participativas para levar à melhoria das condições de circulação”, explica Fátima Lima, superintendente da Fundação  MAPFRE. Os professores recebem materiais pedagógicos especialmente desenvolvidos como vídeos, manuais e o “Guia do Pedestre, do Passageiro e do Ciclista”.

As iniciativas têm como estratégia a difusão da cultura da prevenção e a conscientização de motoristas e pedestres em relação às suas responsabilidades cívicas no trânsito. Outra ação da Fundação MAPFRE é o Na Pista Certa, programa educativo que percorre diversos pontos da cidade de São Paulo com um caminhão itinerante e atividades lúdicas. “O programa aborda sinalização viária, regras de convivência e valores no trânsito como solidariedade, respeito e inclusão para a segurança e a integridade das pessoas”, conta Fátima Lima. Até hoje, o Na Pista Certa atingiu mais de 13,7 mil crianças, realizando 1.175 atividades sobre segurança no trânsito, em 52 escolas – 46% da rede pública de ensino.

Estatísticas: Brasil e Ibero-América

•Acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre jovens na América Latina, Portugal e Espanha, vitimando em torno de 122 mil jovens por ano nos países iberoamericanos. No Brasil, cerca de 34% das vítimas fatais têm menos de 30 anos.

•Durante a Operação Carnaval 2008, o balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 2.396 acidentes, 128 mortes e 1.472 feridos nos mais de 61 mil quilômetros de estradas federais do País.

•Segundo o Denatran, mais de 400 mil acidentes de trânsito acontecem todos os anos no Brasil, o que corresponde a 93,5 vítimas de acidentes por 10 mil veículos. Destes, cerca de 20 mil acidentes envolvem mortes, principalmente de motoristas, passageiros, pedestres e motociclistas. Os números de acidentes fatais são maiores em São Paulo (5,1 mil), Rio Grande do Sul (1,8 mil), Goiás (1,6 mil) e Paraná (1,5 mil).

•De acordo com o último anuário estatístico do Denatran, o estado de São Paulo lidera o ranking de acidentes de trânsito com mais de 152 mil casos ao ano, seguido pelo Paraná (53,7 mil), o Rio Grande do Sul (31,6 mil), Minas Gerais (25,7 mil) e Rio Grande do Norte (17,8 mil).

•Estatísticas do DPVAT - seguro obrigatório responsável pela indenização de vítimas de acidentes causados por veículos automotores - registram cerca de 270 mil
sinistros indenizados por ano no Brasil, relativos à morte, invalidez permanente e despesas com assistência médica.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial