Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
17 de Outubro de 2018




Trabalhe Conosco
Escritor defendeu sábado em Roma

Escritor defendeu tese sobre o surgimento da observância do domingo no Cristianismo

São Paulo, 29 de dezembro de 2008

Falecimento
Advir

Um dos gigantes da erudição bíblica, o Dr. Samuele Bacchiocchi, faleceu no sábado, dia 20, aos 70 anos de idade. Professor de teologia aposentado da Andrews University, no Estado do Michigan, passou seus últimos momentos em casa com a esposa e seus três filhos, na véspera do aniversário de 47 anos de casamento.

Bacchiocchi foi o primeiro não-católico a formar-se na Pontifical Gregorian University, em Roma, tendo recebido uma medalha de ouro do Papa Paulo VI por conquistar a distinção acadêmica summa cum laude. Sua tese: “From Sabbath to Sunday: A historical investigation of the rise of Sunday observance in Early Christianity” [Do Sábado Para o Domingo: Uma investigação histórica do surgimento da observância do domingo no cristianismo primitivo].

Nesse trabalho, Bacchiocchi, um adventista do sétimo dia, mostrou que não há nenhuma ordem escriturística para mudar ou eliminar a guarda do sábado e apontou o papel preponderante da Igreja Católica na efetivação dessa mudança.

O professor indicou ainda o anti-judaísmo e a adoração pagã ao Sol como fatores de abandono do sábado e influência na adoção do domingo. Ele evidenciou o anti-judaísmo latente nos escritos de alguns líderes cristãos do segundo século que “testemunharam e participaram no processo de separação do judaísmo que levou a maioria dos cristãos a abandonar o sábado e adotar o domingo como novo dia de adoração”.

Bacchiocchi apontou também a influência do culto pagão ao Sol como “explicação plausível para a escolha do domingo” e cujo efeito teria se estendido à marcação do Natal como data do nascimento de Jesus. “A adoção do dia 25 de dezembro como celebração do Natal é talvez o exemplo mais explícito da influência do culto ao Sol sobre o calendário litúrgico cristão”, escreveu Bacchiocchi. “É conhecido o fato de que a festa pagã do Dies Natalis Solis Invicti – o dia do nascimento [aniversário] do Sol Invencível – acontecia naquela data.”



Capa do livro em inglês


capa-americana



Diploma do Dr.Samuele Bacchiocchi da Pontifical Gregorian University


licentia


Capa do Livro "Anti-Judaismo e Origem do Domingo"; livro anexado ao "Do Sábado Para o Domingo"

anti-judaism


Medalha de Ouro dada pelo Papa Paulo VI a Bacchiocchi em História Eclesiástica


imagem

Publicações

Nestes links é possível ler alguns capítulos de livros sobre o Sábado em inglês escritos pelo Dr.Samuelle Bacchiocchi

Do Sábado Para o Domingo: Uma investigação histórica do surgimento da observância do domingo no cristianismo primitivo


Descanso Divino para a inquietação humana: Um Estudo Teológico da Boa Notícia do sábado para hoje


O sábado no Novo Testamento. Respostas às perguntas


O Sábado sob a linha de fogo: Uma análise recente sobre o Sábado e o desenvolvimento do Domingo

Outros livros podem ser lidos no site: www.biblicalperspectives.com

(Foto: Worlnetdaily.com)

 


  Envie a um amigo

 Veja também
  Criacionismo é ciência e evolucionismo é religião?
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial