Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Terça-Feira,
11 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Espaço Comunidade Esperança muda a história de regiões carentes de São Paulo

Cursos profissionalizantes para a zona sul de São Paulo: Empresas procuram no Ecoe perfis de profissionais que lhes interessam

São Paulo, 04 de dezembro de 2008

ADRA
Ágatha Lemos

Empreendedorismo, sustentabilidade e geração de renda – termos costumeiramente associados à classe empresarial, são agora citados em descrição ao Espaço Comunidade Esperança – Ecoe, que funciona na zona sul de São Paulo como um centro promotor de atividades profissionalizantes, com o objetivo de dar oportunidade às comunidades carentes desta região, a fim de que consigam qualificação e formação profissionais para o mercado de trabalho.

Com menos de 2 anos de funcionamento, o Ecoe já formou muita gente, que hoje, tem trabalho e renda melhores do que imaginavam. “Muitos alunos conseguem uma vaga antes mesmo de concluírem o curso; outros saem com o certificado e na mesma semana da formatura já estão empregados. Colocamos um mural com anúncios de emprego e de certa forma estamos nos tornando uma agência de emprego, pois empresas já nos procuram em busca de alguns perfis que lhes interessam”, continua Renato. É por isso que cerca de 400 pessoas passam pelo Ecoe mensalmente.

Cursos como cabeleireiro, manicure, pedicuro, estética facial, drenagem linfática, inglês, corte e costura, panificação, confeitaria (bolos e tortas), assim como a arte de fazer salgados, biscoitos, pizzas, panetones, ovos de chocolate, tapiocas e pamonhas são algumas das ofertas do local. Mas, o Ecoe vai além: acompanhando as tendências, oferece ainda culinária vegetariana, diferencial no currículo de um chefe de cozinha da atualidade.

Reforço escolar de 2.º a 5.º anos; ginásticas para a terceira idade; atendimento psicológico e psicopedagógico também fazem parte do pacote do Ecoe, que se preocupa com a saúde financeira, física e emocional das classes menos favorecidas, às quais atende.

Palestras sobre empreendedorismo e temas relacionados são ministradas por consultores deste ramo para os alunos do Ecoe, sem nenhum custo adicional. “Nosso objetivo é preparar profissionais qualificados e atualizados com as demandas do mercado de trabalho”, diz o diretor assistente do espaço, Renato Passos. Diante disso, um laboratório de informática será inaugurado no próximo dia 11, onde aulas de informática serão dadas, como chance de inclusão digital para as minorias.

De acordo com Neusa Ferraz, diretora administrativa, o Espaço Comunidade Esperança tem um projeto auto-sustentável, com três pontos principais de renda própria, que são: padaria artesanal com produtos integrais, bazar de roupas e a oficina de corte e costura, cuja porcentagem maior, ou seja, 95% da produção são de sacolas retornáveis.

Ainda no dia 11 de dezembro, às 15h, acontece a formatura de mais de 700 pessoas, futuros trabalhadores que serão espalhados nas mais diversas empresas de São Paulo, ou melhor, terão seu próprio negócio, como no caso de Rosemare Nunes de Castro, de 25 anos, “fiz três meses de curso, batalhei, fui aprendendo aos poucos e abri um salão de cabeleireira na minha casa. Trabalhei em um salão vizinho, ganhava minha porcentagem, e o dinheiro que recebia, ia guardando para comprar meus equipamentos como lavatório, secador, entre outros. Tudo o que aprendi no curso, desenvolvi no salãozinho; no começo os clientes não me conheciam, mas depois que viram meu trabalho, decidiram ser meus clientes. Consigo tirar até 1000 reais por mês e já penso em comprar um imóvel”, declara.

O Espaço Comunidade Esperança oferece cursos curtos com duração de 3 dias assim como cursos com duração de 6 meses. O Ecoe fica na Avenida Felipe Carillo Puerto, 96 – Jardim IAE. Telefone: (11) 5826-6849 ou 5823-4993.

  Contatos:  Amélia Ross – Diretora
  Neusa Ferraz – Diretora Administrativa
  Renato Passos – Diretor Assistente

Ecoe em Registro, interior de São Paulo:

Após consolidação do ECOE - Espaço Comunidade Esperança da região sul de São Paulo, a ADRA - Agencia Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais promove um mês de empreendedorismo para a comunidade de baixa-renda do bairro Vila Nova em Registro, interior de São Paulo. São quase 30 cursos intensivos durante os meses de Novembro e Dezembro, desde servente de Pedreiro até aulas de canto e violão, além de padaria, manicure e cabeleireiros.
As inscrições em Registro acontecem na:
Rua Rafael Gonçalves de Freitas, 225  - Vila Nova, Registro-SP
CEP: 11900-000


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial