Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
23 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
TV Cultura exibe documentário inédito

O filme mostra como a comunidade se formou, de que forma a educação começou a transformar a realidade de quem vive lá e o que há de esperança para o futuro

São Paulo, 03.12.2008

SOCIEDADE
Da Assessoria de Imprensa

Favela mais populosa de São Paulo e uma das maiores do mundo, com mais de 120 mil habitantes, Heliópolis passou por um processo de urbanização que deu a ela status de bairro e tem se destacado pelos vários projetos sociais que abriga. Toda essa grandeza, somada ao avanço das ações educadoras na região, dão o tom do documentário inédito “Heliópolis, bairro educador” (2008), exibido pela TV Cultura nesta quinta-feira (4/12), às 23h10.

O filme mostra, por meio de imagens e depoimentos, como a comunidade se formou, com as brigas sociais e a origem das pessoas que ocuparam o lugar; de que forma a educação começou a transformar a realidade de quem vive lá; e o que há de esperança para o futuro de seus moradores. Nesse processo de construção, que durou mais de 30 anos, suas ruas, vielas e labirintos presenciaram diversas etapas de amadurecimento, desde tempos de grilagem e luta pela terra, guerra de traficantes, índices alarmantes de violência e morte de jovens, até os dias de hoje, de esperança e de orgulho pelos avanços conquistados.  

Segundo o diretor André Ferezini, o documentário, além da preocupação de não tratar o assunto com “pieguice”, é visualmente bem concebido. A produção foi feita em HD e também em 16 mm, dando um ar cinematográfico para o trabalho. “É uma Heliópolis contada de dentro para fora, com depoimentos de moradores e de pessoas que vivem o dia-a-dia de uma das maiores favelas do mundo”, enfatiza.

Dentre tantas histórias e peculiaridades do lugar, a produção destaca os avanços das ações educadoras, capazes de desenvolver as potencialidades das crianças e jovens de Heliópolis, e a força, junto ao Estado, para transformar a comunidade em um bairro educador, onde cada morador se torna um agente da educação, trabalhando e articulando em suas escolas, teatro, cinema, centros de artes, música, esporte e cultura.

O projeto foi idealizado pela TV Cultura e produzido pela Maria Bonita Filmes, com direção de André Ferezini.

 

 

 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial