Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Terça-Feira,
17 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Clipping: Pequenos amigos do futuro

Revista Metropole, publicada em 23/11/2008

São Paulo, 24 de novembro de 2008

CLIPPING
Revista Metrópole

Kalel Santi, de 7 anos é um garoto Adventista do 7º Dia exemplar, seleciona garrafas plásticas para jogar na lixeira de recicláveis, economiza no tempo do banho e até mesmo repreende o pai, Bem Hur Santi, quando ele demora na lavagem do carro.

Felipe Teixeira Mascarin, de 2 anos, ensinou a mãe, a professora de ginástica Eliane Cristina Teixeira Mascarin, a não jogar papel higiênico no vaso sanitário e dá bronca quando ela esquece de fechar a torneira ao escovar os dentes. Os meninos são bons exemplos dos efeitos positivos da educação ambiental no ambiente escolar, uma das modalidades de ensino que reflete em benefícios para o planeta.

Além da óbvia formação de cidadãos com noções de preservação e cuidado com a natureza, a educação ambiental, inserida naturalmente nas atividades de classe ou até com destaque na grade curricular, tem a vantagem de gerar pequenos agentes multiplicadores dos conceitos entre os adultos.

“Felipe me orienta e diz ‘não, mamãe, papel é no lixo’, quando me esqueço e vou jogar no vaso. Não sei se ele tem a noção de que o encanamento pode entupir, mas acho que é muito importante que comece a se preocupar com isso e a nos alertar também. Tudo graças ao que aprende na creche”, afirma Eliane. O menino está matriculado em período integral em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) de Campinas.

Kalel já sabe explicar até por que não se deve jogar embalagem de bala no chão. “Ele diz ‘é plástico, papai, não se decompõe, prejudica o meio ambiente’. Ele tem ótimas noções de preservação, não só porque aprendeu na escola, mas é algo dele mesmo”, derrete-se o orgulhoso Santi. O garoto estuda em uma escola particular de Hortolândia, que oferece aos alunos palestras e material didático fornecidos pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Elus Ambiental.

Por meio de parcerias com as instituições de ensino, a Elus realiza o projeto “Educação Ambiental é dever, é legal”, voltado ao Ensino Fundamental, que é patrocinado pela Honda do Brasil e já implantado em escolas da rede pública de Sumaré e Hortolândia. Com a iniciativa privada, segundo o presidente da Oscip, Júlio César de Moraes, a parceria é feita por meio do financiamento do material e das despesas. “Não temos fins lucrativos; o objetivo é tão somente a educação”.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial