Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
26 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Mutirão pretende arrecadar 600 toneladas

O Mutirão de Natal ajuda as famílias a compreenderem o real sentimento do natal

São Paulo, 10 de novembro de 2008

SOLIDARIEDADE
Da Redação

A idéia era ajudar outras pessoas a terem um bom natal e erradicar coma fome no Brasil. Em um jantar o jornalista Sérgio Azevedo e sua esposa Marli conversavam em sobre a fome no país, era dezembro de 1994. Tiveram a idéia de realizar na Igreja Adventista de Botafogo uma gincana para arrecadar alimentos para a Adra local.

Na primeira edição a igreja conseguiu 54 toneladas. Participaram membros, comunidade, empresários e artistas e outras instituições. Algumas atividades da gincana são: arrecadar alimentos, roupas, brinquedos, promover doação de sangue, adotar instituições, orfanatos.

A gincana começa sempre alguns meses antes do natal culminando com uma apresentação de grupos musicais, encenações e soma dos alimentos arrecadados e uma celebração é realizada. O Mutirão então foi realizado em vários estados. Em 2005 foi arrecadado 1.800 toneladas de alimentos.

O evento se tornou um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul e hoje mobiliza as igrejas a ajudar a diminuir o problema da fome. O objetivo do Mutirão é resgatar a dignidade humana ajudando pessoas carentes a terem um natal melhor.

A igreja no Estado de São Paulo mobilizou em 2007 cerca de 300 igrejas que arrecadaram 500 toneladas de alimentos e a Adra das igreja fizeram as cestas para entregar para as famílias.os materiais de promoção do evento eram cartazes banners, sacolas, DVDs promocionais, adesivos. O objetivo é de arrecadar 600 toneladas este ano. A data de encerramento no Estado de São Paulo é 13 de dezembro.

Como realizar o Mutirão de Natal

Para organizar um Mutirão de Natal é preciso formar uma comissão provisória para implementar e estruturar do programa durante todo o semestre. Deve ser composta por um mínimo de 7 pessoas que decidirão as questões sobre a gincana. Devem ser pessoas organizadas e que tenham forte senso de missão e responsabilidade social.

Em seguida, escolher um coordenador geral que não tenha atividade dentro do programa geral. A igreja deve ser dividida em equipes, quantas forem necessárias para cada tipo de produto a ser arrecadado. Pode ser tanto equipes gerais como em classes de escola sabatina e identificar as equipes com nome, cora, bandeira, lema.

Escolher as lideranças das equipes. O regulamento deve ser criado contendo as regras e bases de doações para cada equipe. Mobilizar e motivar as equipes para conseguirem manter seus alvos e registrar os momentos das ações. Com tudo organizado é hora de lanças o programa para a igreja, que deve ser entre os meses de agosto e setembro.

A igreja inteira deve estar por dentro do programa, um bom momento é na hora dos anúncios para mostrar todo o programa ou parte dele em vídeo. O sermão vai ser apresentado como parte do programa. A formação do júri deve ser feita também com antecedência com representantes de empresas, esportes, instituições sociais.

No final, fazer uma festa mostrando os resultados das equipes, depoimentos e avaliações. As encenações, que podem conter temas bíblicos ou sociais serão julgados pela comissão. O melhor momento é a hora da distribuição dos alimentos. Os bairros ou instituições atendidas devem ser convidados a participarem, na medida do possível, do programa geral.

O sentimento no final do programa será igual ao do casal Sérgio e Marli Azevedo quando realizaram a primeira edição do Mutirão de Natal, o de amar o próximo e fazer algo por ele.

No site www.mutiraodenatal.org.br você encontra o manual e a ficha de inscrição para participar, bem como galeria de fotos e depoimentos de artistas e personalidades apoiadoras do projeto que já arrecadou mais de 12 mil toneladas. O ginasta Diego Hypolito, o ex-jogador de futebol Pelé, o fundador da Golden Cross, Milton Afonso, entre outros.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial