Sels tem novos livros para crianças
Da redação
Em um mundo pós-moderno existem muitas linguagens que fazem parte do cotidiano e o ser humano aprende desde criança o significado dessas linguagens, por isso a importância de saber como educar o pequeno leitor para reter tudo o que é preciso para ser um bom leitor adulto.
Muitas mídias como televisão, games atrapalham o desenvolvimento e tiram a atenção das crianças dos livros. Tanto os pais como os professores são responsáveis pela personalidade e atitude do futuro leitor e aprendizado da escrita. Muitos são alfabetizados sem serem letrados.
Um bom leitor, que está informado sobre o que acontece no mundo e principalmente as mudanças e tendências na sua área de atuação, é indispensável no mercado de trabalho, e se o profissional não tiver o hábito de leitura e apreensão de conhecimentos, perde oportunidades.
O investimento na área de livros infantis é maior a cada ano. Em alguns casos os autores têm dispensado a linguagem escrita e adotado mais ilustração. Ilustração é a imagem que acompanha o texto, e o Projeto Gráfico, é o planejamento, impressão, tipos e formas.
Com os livros ilustrados a criança aprende três tipos de leitura: sensorial, emocional e racional. Juntos, o universo da visualidade, imagens e o da verbalização, leitura e escrita, formam a percepção para as várias linguagens, antecipando sentidos e mostra sentidos paralelos, antes mesmo da palavra ser pronunciada.
Histórias bíblicas quando contadas mostrando imagens ajudam a criança a lembrar depois de muito tempo sobre os heróis. A Casa Publicadora Brasileira (CPB) tem realizado um esforço dando um tratamento especial na literatura infantil.
Alguns livros como a Bíblia Ilustrada para a Família, em seis volumes pode ser parte dos cultos realizados no pôr-do-sol, nas tardes de sábado ou até mesmo antes de ir dormir. Existem também livros de histórias que realizam movimentos nas cenas em cada página.
Vamos dar dicas para tornar o seu filho um leitor
Primeiros Livros – Pequenos e com poucas páginas. O pequeno leitor desanima
quando vê tantas páginas a serem lidas. Os livros com muitas ilustrações para assimilar as cenas ajudam a não esquecer os detalhes das histórias. De preferência as que tenham mais diálogo do que narrativas.
Bibliotecas e feira de livros – Para que a criança consiga desenvolver o hábito de escolher qual livro quer ler, geralmente os pais escolhem os livros, levar o filho a bibliotecas que tenham um espaço dedicado a literatura infantil. Escolas também realizam feiras de livros.
Ter uma biblioteca própria – Ter vários livros ajuda a criança além de ter o hábito de ler começar coleções. Com os livros em casa a criança tanto pode emprestar para amigos, como os pais conhecerem quais livros os filhos (as) estão lendo e conversar sobre as histórias.
Para saber mais sobre a literatura infantil acesse: www.paulistasul.org.br
Ou mande um e-mail para sels.aps@paulistasul.org.br
Telefone:2128-1000 falar com Eliezer
|