Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
12 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Pais de alunos indicam valores que serão adaptados ao projeto pedagógico de 2009

Interatividade e participação da família na formação educacional dos alunos é a proposta da rede de educação adventista; nas 18 unidades escolares da região Sul do Estado de São Paulo, o projeto “Valores por um mundo melhor” busca fazer com que o aluno seja reflexivo e proativo




São Paulo, 30 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO
Débora Carvalho e Ágatha Lemos


Depois do sucesso do projeto pedagógico “Valores por um mundo melhor”, que levou a prática de ações de responsabilidade social para a sala de aula e também como lição de casa que envolveu a família e a vizinhança, a educação adventista vai mais fundo na meta de inserir a família no processo educacional.

A coordenação pedagógica das 18 unidades escolares da região Sul do Estado de São Paulo formulou uma pesquisa para que os pais participem ativamente do projeto pedagógico que está sendo formatado para 2009. No questionário para levantamento de dados, que será preenchido no mês de novembro, os responsáveis são convidados a indicar dois valores que gostariam que estivessem em evidência no ano de 2009. Os resultados serão anunciados no mês de dezembro.

Para que a responsabilidade de educar não repouse ora nos pais, ora na escola, decidimos fazer algo em conjunto, ou seja, um plano de ação em que os valores que as famílias da comunidade escolar e os pais esperam sejam aplicados em sala de aula”, destaca a coordenadora pedagógica Eni Thames.

Outros exemplos da cumplicidade entre a escola e os pais ficam evidentes no restante da pesquisa: “Como parte da comunidade escolar, o que você espera da atuação social desta unidade no bairro?”, entre outras questões, a coordenação também quer saber quais são as expectativas em relação à escola e pede que os pais apontem alguma preocupação especial em relação à formação do filho.

Queremos que nossos alunos tenham diversos tipos de vivência, dentro e fora da escola”, diz a coordenadora. “E nada pode ser mais produtivo do que a participação ativa da família nesse processo.”

Diante disso, os familiares contribuem com o trabalho educacional, somando suas forças à dos professores, coordenadores e diretores.

As sugestões dos pais serão implementadas ao projeto “Valores” logo após o planejamento para integração dos conteúdos colhidos em novembro. “Nosso objetivo é colocar em prática os valores que os pais sugerirem logo no início das aulas do próximo ano”, enfatiza Eni. “Tudo isso porque acreditamos que ter sucesso na vida é escrever uma bela história, cheia de amor, determinação, superação e resultados positivos. Isso só se consegue com apoio, orientação e com a verdadeira educação.”

Sobre a educação adventista

Mundialmente, a educação adventista está presente em 160 países, representada por mais de 6.000 instituições da educação infantil à livre docência, totalizando 1.000.000 de alunos. No Brasil, conta com mais de 500 unidades escolares e 128.000 alunos. Além destas unidades, a organização mantém 12 colégios em regime de internato, com Educação Básica à Superior e um Centro Universitário em São Paulo.

No Brasil há 113 anos, a educação adventista foi a que mais cresceu nos últimos 10, com unidades escolares que estão entre as melhores no ranking do MEC. No Estado de São Paulo há mais de 70 unidades escolares. Só nas 18 unidades da região Sul, a rede tem mais de 12 mil alunos matriculados.

Portal da campanha:
www.educacaoadventista.org.br
Portal do Estado de São Paulo: www.colegioadventista.com.br
Região Sul do Estado de São Paulo: www.escolasaps.org.br
Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo: www.unasp.edu.br

______

Assessoria de Imprensa

pauta@paulistasul.org.br
(11) 2128-1171
 


  Envie a um amigo

 Veja também
  Estudantes vão às ruas inaugurar posto de coleta de óleo de cozinha
  Pivô da Seleção Brasileira de Handball Feminino visita Colégio Adventista
  Educação Adventista promove feira de profissões a vestibulandos
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial