Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quarta-Feira,
12 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
Educação Adventista promove intercâmbio cultural e lingüístico

clique aqui para ver as fotos

Cerca de 100 alunos já participaram do projeto em 2008. A experiência despertou o interesse destes e de outros estudantes para a realização de atividades em território estrangeiro

São Paulo, 24 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO

 Ágatha Lemos

Viajar pela Europa é o sonho de muita gente. Seja a turismo ou a negócios, países como Inglaterra, Itália, França, Suíça entre outros, são um dos locais mais visitados deste continente. Normalmente este tipo de viagem, por despender mais dinheiro, acontece na fase adulta, quando as pessoas estão mais bem providas financeiramente.

Mas, isto não é uma regra, pelo menos no que depender do novo projeto da rede de educação adventista da região Sul do Estado de São Paulo. As unidades escolares do Embu, Taboão da Serra, Interlagos e Valo Velho se uniram entre os meses de maio e agosto deste ano, e juntas levaram cerca de 100 alunos do 8.º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio à Europa durante duas semanas.

Antes de ingressar, cada estudante inscrito passou por uma avaliação prévia que identificava o nível de inglês em que deveria entrar quando chegasse ao colégio Stanborough School, em Londres. Nessas duas semanas, não só os alunos, mas inclusive os professores de inglês das quatro unidades passaram por aulas intensivas do idioma.

 “Preocupados com a formação de nossos alunos e sua preparação para o mercado de trabalho, nossas escolas têm oferecido um programa de imersão cultural e lingüística na Inglaterra, ocasião em que os participantes aproveitam a oportunidade para conhecer países próximos, como a França”, por exemplo, diz Rafael Cabral, organizador do programa.

Para quem já tinha um nível de inglês avançado, o aprendizado prático naquele país, por meio de salas de conversação e interpretação de texto, ajudou a aperfeiçoar ainda mais o conhecimento já adquirido na sala de aula. Para quem estava no nível básico, a viagem serviu para mostrar que não é impossível ter fluência nesta língua, bastam apenas esforço e dedicação através de estudo contínuo. O primeiro estímulo já veio com este Intercâmbio - um certificado aos 100 participantes.

Mas, o que ficou claro para todos foi a importância de se dominar o inglês a fim de ter mais espaço no mercado de trabalho e que essa aquisição pode ser feita, inclusive fora do Brasil, de maneira mais simples que imaginavam. “Queríamos mostrar aos alunos que é preciso romper as barreiras do medo de estudar em um país estrangeiro, pois este tipo de experiência agrega valor à vida pessoal e profissional”, salienta Cabral.

O resultado do programa não poderia ser outro: Pais, alunos e professores ficaram satisfeitos e realizados, especialmente porque o programa uniu o útil ao agradável, ou seja, a viagem de duas semanas à Europa, incluindo as despesas das aulas e da estadia foram acessíveis aos pais, graças ao pacote econômico oferecido pela Rede de Educação Adventista. “Em 2009 temos novos planos e pretendemos expandir ainda mais nossas fronteiras. Já estamos estudando projetos mais organizados e completos não só para algumas unidades, mas para toda a rede adventista de educação da zona Sul do Estado. Visamos o crescimento integral de nossos alunos, para que sejam pessoas corajosas ao enfrentarem os desafios da vida e para que estejam sempre conectados às mudanças, como um cidadão global, atentos às demandas do mercado mundial”, anuncia Rafael Cabral.

 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial