Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Segunda-Feira,
16 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Clipping: Arrecadação de óleo ajuda família carente - revista Aqui Vip

A jornalista Fabiana Gonçalves visitou a escola adventista da Alvorada e publicou uma matéria na revista Aqui Vip deste mês (pág. 30 - ano 6 nº 27)

São Paulo, setembro de 2008

SOCIAL
Fabiana Gonçalves

Normalmente, o óleo utilizado para preparar as refeições não é raproveitado e acaba descendo pelo ralo abaixo, prejudicando o meio ambiente. Esse item que faz parte da cesta básida de "todos", nas mãos dos alunos do 9º ano da escola Adventista da Alvorada se transforma em sabão. Essa ação faz parte do projeto pedagógico que desenvolve atividades sociais na comunidade com base no tema "Nove maneiras de melhorar o mundo: igualdade, cooperação, dever, responsabilidade, reflexão, solidariedade, perseverança, ética e conhecimento."

Certamente você deve se perguntar, que mal o óleo usado em frituras pode causar para o meio ambiente? De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), não é recomendado que o óleo doméstico seja jogado nos ralos e vasos sanitários das residências; mesmo que nas Estações de Tratamento ele seja tratado sem problemas, o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, revluso de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Portanto, é recomendada a instalação de caixas retentoras de gordura nas residências e nos estabelecimentos comerciais.

Mas os prejuízos e danos causados pelo óleo não terminam por aqui. Quando chega ao meio ambiente, ele pode impermeabilizar o solo, o que dificulta a absorção de água, podendo causar até enchentes. Quando é despejado diretamente nos rios e represas, fica na superfície, impedindo a entrada de luz e ameaçando a vida de espécies aquáticas.

Preocupados com esses e outros problemas que o meio ambiente sofre, os professores e alunos montaram um posto de coleta na escola, criaram um folheto informativo para que a comunidade tenha consciência e, a partir desse ato, ajude com doações de óleos utilizados.

Os alunos adoratam uma família carente, e juntos, professores e alunos, com o dinheiro arrecadado e a venda do sabão reformam a casa e também realizam ações para mobilizar a comunidade a ajudar com doações de roupas.

Esse projeto educacional certamente mostra que a aproximação das pessoas com a realidade ambiental faz com que o ser humano interaja com o ambiente físico e biológico, se conscientize e ajude a sociedade a preservá-lo.

____________
Quer conhecer:
Escola Adventista - Unidade Alvorada
Rua Gerônimo G. Garcia, 347 - Capão Redondo - Tel.: 0800 160 100

Clique aqui e conheça a capa da revista, a contra-capa com o título para a página 30 e a matéria escaniada. Clique na imagem para aumentar.


  Envie a um amigo

 Veja também
  Estudantes vão às ruas inaugurar posto de coleta de óleo de cozinha
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial