Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Domingo,
23 de Setembro de 2018




Trabalhe Conosco
Undokai - A Gincana Esportiva do Japão no Brasil

Gincana japonesa fortalece laços nipo-brasileiros

São Paulo, 25 de agosto de 2008

EDUCAÇÃO
Ágatha Lemos

Aconteceu no dia 24 de agosto, no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, o 11º Undokai, que significa gincana esportiva do Japão. A gincana, que é uma tradição naquele País, tornou-se conhecida aqui no Brasil por meio da comunidade japonesa da igreja adventista do sétimo dia.

O objetivo original do Undokai é promover a integração das famílias japonesas. Mas, com o tempo, o foco passou também para descendentes, mestiços e brasileiros. Tradicionalmente, ela é realizada sempre no período do outono. No entanto, aqui no Brasil, ela ocorre no final do inverno.

A gincana é dividida em diversas modalidades, tais como: corrida dos 100m, bola ao cesto, pega garrafa, entre outras. Mas, o atrativo do evento não se restringe às brincadeiras e aos brindes. A cultura oriental pode ser observada também na degustação de pratos típicos da culinária japonesa, aliás, conhecida mundialmente.

Os asiáticos, mesmo com costumes milenares, têm aberto suas portas para novos conhecimentos graças à “gincana esportiva do Japão” no Brasil. Além disso, o evento tem duas funções fraternais: por um lado, proporciona aos adventistas a confraternização com familiares e amigos; por outro, possibilita que a filosofia adventista, adequada à preservação da cultura japonesa, seja conhecida, uma vez que 90% dos participantes ou convidados não pertencem a esta igreja.

O Undokai também é uma maneira de fortalecer os 100 anos da imigração dos japoneses. A história destes imigrantes, que tiveram tanta dificuldade em se adaptar ao Brasil, quando chegaram, vem mudando a cada geração.

Idioma, hábitos alimentares, vestuário, modo de vida e diferenças climáticas, fatores que acarretaram um forte choque cultural, hoje já não são problemas para este povo, que cada vez mais tem se identificado com o outro lado do mundo, o mundo ocidental.


  Envie a um amigo

 Veja também
  Undokai fortalece integração entre japoneses
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial