Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Quinta-Feira,
22 de Fevereiro de 2018




Trabalhe Conosco
Concurso de Ordem Unida 2008

Concurso de Ordem Unida 2008 será no CEU Feitiço da Vila, 9 de julho

São Paulo, 26 de junho de 2008

CIDADANIA
Débora Carvalho

O recém-inaugurado CEU – Centro Educacional Unificado, Feitiço da Vila, será a sede do concurso de ordem unida dos clubes de desbravadores da zona Sul de São Paulo. O evento acontece no dia 9 de julho, das 9h às 16h, quando cerca de 60 clubes disputam medalhas e troféus em 8 modalidades. São mais de1.500 desbravadores apresentando suas habilidades civis.

Entre as modalidades preferidas estão a “ordem eliminatória”, “ordem direcional” e “ordem sincronizada padrão”. A ordem eliminatória, como o nome diz, vai eliminando aqueles que erram os comandos, até ficarem os dez finalistas de cada clube.

Na modalidade ordem direcional, 16 participantes obedecem a voz de comando por um caminho traçado no chão, no estilo de pista de kart - o pelotão deve passar por essa pista sem “queimar” (encostar) as linhas. O principal é ter alinhamento e passos perfeitos.

A ordem sincronizada padrão introduz música e coreografias para evoluções de ordem unida. Sem voz de comando, o pelotão deve seguir o compasso musical e abusar da criatividade dos movimentos, sem perder a unidade, até o final da melodia.

Uma curiosidade é que para ser proprietário permanente do troféu, o clube precisa vencer três concursos. “Para mostrar que existe um padrão de treinamento”. Só assim os três primeiros colocados de cada modalidade recebem medalha, e os demais participantes recebem pin (broche) de participação.

A primeira edição do concurso, na região, foi em 2003. De lá pra cá, dos 139 clubes locais, nenhum ainda conquistou o troféu definitivamente. Mas este ano, o Clube Pioneiros da Colina, que funciona no Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo, tem chances de realizar a façanha, já que foi bicampeão em 2007. “É um concurso interessante e saudável, que desafia os líderes voluntários e a garotada a dar o seu melhor e manter um padrão crescente de qualidade”, explica o líder-geral dos desbravadores da região, Helbert Roger Almeida.

Segundo o líder estadual de desbravadores, Nelson Milanelli, a busca do melhor movimento e da melhor seqüencia de evoluções deve traduzir a harmonia e a amizade que o clube possui. “A ordem unida promove o desenvolvimento do senso de equipe, a criatividade, a coordenação motora, o raciocínio, o reflexo e a disciplina – de forma harmoniosa”, detalha.

Para avaliar o desempenho, líderes de outras regiões, experientes em ordem unida, são convidados para atuar como fiscais das provas, como José Venefrides, líder dos desbravadores da região Central. Venefrides garante que vale à pena praticar ordem unida. “A ordem unida traz principalmente disciplina e reflexo para fazer o que deve ser feito com agilidade e perfeição.”

A última grande demonstração do trabalho dos desbravadores aconteceu no dia da Virada Cultural, que, coindiciu com o dia municipal dos desbravadores - comemorado em grande estilo no Parque do Ibirapuera.

Evento: Concurso de Ordem Unida 2008
CEU Feitiço da Vila, Dia 9 de julho, das 9h às 16h
Rua Feitiço da Vila, 399 - Chácara Santa Maria (Valo Velho).
Entrada franca

Clique aqui e baixe o manual de instruções.
_________________
Informações à imprensa
Débora Carvalho, Mtb 51160
(11) 2128-1171 / 9459-3722
redacao@paulistasul.org.br


  Envie a um amigo

 Veja também
  Desfile cívico no Parque do Ibirapuera comemora o Dia Municipal do Desbravador
  Estudantes vão às ruas inaugurar posto de coleta de óleo de cozinha
  Capão Redondo ganha mais um CEU
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial