Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Sábado,
21 de Abril de 2018




Trabalhe Conosco
Hospital IBCC promove palestras para Dia Mundial sem Tabaco

No dia 30, evento aberto ao público tratará do vício que no mundo mata 5 milhões por ano
 

SAÚDE
Da Assessoria de Imprensa

Em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, uma data criada pela OMS - Organização Mundial de Saúde, para conscientizar fumantes sobre danos causados pelo vício, o IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer preparou duas palestras sobre o tema, que serão realizadas no dia 30 de maio no Anfiteatro do hospital.

Com início às 9 horas, a primeira palestra abordará o Tabaco e suas Conseqüências, com mediação do presidente do Centro de Estudos Dr Silvio Torres, doutor Valter de Oliveira, que também é  coordenador do programa municipal de Oncologia. Ao final, por voltas das 9h40, será aberto um espaço ao público que queira fazer perguntas ao palestrante sobre o assunto.

A segunda palestra, com início às 10 horas, terá como foco a questão da Saúde, Família e Tabaco, com a psicóloga do IBCC, doutora Marilda Vasquez.
 
O encontro é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições para as 150 vagas disponíveis devem ser feitas pelo telefone (11) 3474-4293, pelo e-mail
social@ibcc.org.br , ou pessoalmente no Serviço Social do hospital.
 
Nova medida

No dia 27 de maio, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o diretor geral do Inca - Instituto Nacional de Câncer, Luiz Antonio Santini, iniciaram uma campanha onde lançaram imagens - bem mais fortes do que as que estampavam os maços anteriormente - para ilustrar as novas embalagens de cigarro. A ação visa conscientizar fumantes dos males do fumo, principalmente com a chegada do Dia Mundial sem Tabaco, 31. Atualmente, segundo dados da OMS, o tabagismo tira a vida de 5 milhões de pessoas por ano no planeta.
 
Sobre tabagismo

Os números da OMS sobre os índices de consumo de cigarro pelo planeta, desenham a figura do caos em um futuro não tão distante. Segundo estas estatísticas, em pouco mais de duas décadas, no ano de 2030, o planeta Terra perderá 10 milhões de pessoas por ano devido ao uso de tabaco, caso as tendências de expansão do mal se mantenham. Se pudéssemos mensurar esta previsão, seria como se um país como Portugal simplesmente sumisse do mapa a cada ano, e todos os seus habitantes não existissem mais.
 
Segundo Inca, no Brasil morrem 200 mil pessoas por ano pelo cigarro. Dados da OMS confirmam que o número de fumantes pelo planeta já chega a marca de 1 bilhão e 200 milhões. De acordo com estudos do Ministério da Saúde, 90% dos viciados em tabaco começam a fumar antes dos 19 anos de idade.
 
Os dependentes podem desenvolver diversos tipos de doenças, mas a mais significativa delas é o câncer. Segundo informações publicadas no site do IBCC (
www.ibcc.org.br), o cigarro está relacionado com os cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago, pulmão, estômago, bexiga urinária, pâncreas, fígado, colo uterino, cólon e reto. Ainda de acordo com dados do portal, dos cânceres existentes o fumo é responsável por 30% a 45% das mortes de todos.
 
 
Serviço:
O que é: Palestras em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco
Quando: 30 de maio de 2008
Horário: Das 9h às 10h30
Local: Anfiteatro IBCC - Av. Alcântara Machado, 2576, Mooca
Inscrições: Gratuitas pelo 3474-4293,
social@ibcc.org.br ou no Serviço Social do IBCC


  Envie a um amigo

 Veja também
  31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco
 
 
Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial