Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Segunda-Feira,
23 de Julho de 2018




Trabalhe Conosco
Igreja adventista reforça importância de hábitos saudáveis entre seus fiéis

Seminário realizado em casa pretende gerar novos hábitos em 40 dias

São Paulo, 22 de abril de 2008

SAÚDE
Carlos Enoc Pollheim e Débora Carvalho

A igreja adventista do sétimo dia lançou, para 2008 e 2009, mais um projeto para reforçar os hábitos de um vida saudável entre seus fiéis. Trata-se da segunda fase do “Programa de enriquecimento espiritual”, que no dia 18 de maio reuniu 2.200 líderes no Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Os estudos dirigidos para 40 dias, através de apostilas preparadas por estudiosos da saúde e sua relação com a espiritualidade, defendem a idéia de que Deus deixou, na natureza, oito remédios especiais - a água, o ar, o sol, o alimento, o exercício físico, o repouso e a fé em Deus – com dicas e orientações de como utilizar esses recursos para melhorar a qualidade de vida.

A base bíblica está em I Coríntios 6:19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”, verso lembrado pelo diretor do Cevisa – Centro de Vida Saudável, doutor Elder Arco. “A espiritualidade está diretamente relacionada com nosso aparelho digestivo. O que comemos reflete no nosso cérebro”, disse. Segundo Arco, alguns alimentos dificultam a concentração e a aprendizagem e, conseqüentemente, o contato com Deus.

Em 2005, a liderança adventista na América do Sul desenvolveu o projeto “Intimidade com Deus”, que se desenvolve em quatro fases. A primeira fase lançada em 2006 e incentivava separar a primeira hora do dia para comunhão com Deus através da oração e do estudo da Bíblia, seguindo as orientações da apostila que abordava assuntos relacionados à adoração. Nestes momentos, cada fiel orou em favor de amigos, por uma benção especial.

Depois de criar o hábito de dedicar a primeira hora do dia para adorar o Criador, “chegou a hora de sabermos como cuidar melhor do nosso corpo, para termos uma mente mais clara e capaz de discernir entre o certo e o errado, sem fanatismo e sem liberalismo inconseqüente”, diz o pastor Nelson Ferraz, responsável pela divulgação do projeto para os líderes adventistas da região Sul de São Paulo. “Nosso objetivo é fazer uma ‘sintonia fina’ com Deus: além de buscá-lo de madrugada, experimentar o poder da saúde”, afirma.

O evento de lançamento da segunda fase do projeto Intimidade com Deus esclareceu a posição da igreja adventista em relação ao poder da oração. Segundo o doutor Arco, Deus também age através da natureza, e não apenas com intervenções sobrenaturais. “Como cristão e médico experiente, acredito que Deus tem o poder de curar, mas ele também capacitou o homem para tratar de problemas de saúde.” Segundo ele, três itens, juntos, podem ajudar na cura para a depressão, por exemplo, que atingem 10% da população mundial: “relacionamento com Deus, mudança no estilo de vida e terapia”.

Também participaram o doutor Francisco Mateus João e o pastor Ivan Canhadas, responsável pela divulgação do projeto no Estado de São Paulo.

No encerramento da programação, pastores abençoaram as apostilas de estudo dirigido, numa oração de dedicação e pedindo a Deus para orientar e ajudar a comunidade adventista e amigos a terem uma vida melhor e cheia de saúde.
A ênfase do programa é o estilo de vida, e não só alimentação. “Não adianta o camarada cuidar só da alimentação e não dormir ou não se exercitar direito”, destaca o pastor Nelson Ferraz. “Não adianta parar de comer carne e continuar comendo açúcar e praticando uma série de intemperanças. O objetivo é uma vida equilibrada em tudo. Isso vai produzir uma aprofundamento do relacionamento com Deus”, conclui Ferraz.


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial