Expediente Fale Conosco Nossas Igrejas Departamentos Quem Somos APS On-line Menu Principal Quem Somos APS On-line Departamentos Nossas Igrejas Fale Conosco Expediente

Terça-Feira,
11 de Dezembro de 2018




Trabalhe Conosco
6º Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania

Embu das Artes incentiva e promove liberdade religiosa

Embu das Artes, 20 de maio de 2008

CIDADANIA
Redação Ablirc

Mais de 150 pessoas compareceram ao 6º Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania, que aconteceu na Câmara Municipal de Embu das Artes no dia 15 de maio, com participação do deputado estadual José Bittencourt e do doutor Roberto Araújo, da secretaria especial de direitos humanos, vinculada à presidência da república. Araújo apresentou as linhas básicas do plano para o estabelecimento de um Centro de Referência em direitos humanos, com ênfase na diversidade religiosa. "Nosso objetivo é fomentar o respeito na diversidade. O Brasil abriga muitos povos, culturas e religiões. Não é preciso negar as próprias crenças para respeitar as do semelhante. Nosso propósito é promover uma cultura de paz", enfatizou o representante de Brasília.

O evento foi uma realização conjunta da 215ª subsecção da OAB/SP e da Ablirc - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, e teve como tema "A Liberdade Religiosa no Estado Democrático de Direito”. O ceremonial ficou por conta do doutor Alcionei Miranda Feliciano, presidente da comissão de direitos e liberdade religiosa da OAB/SP-Embu.

Participaram autoridades civis e eclesiásticas, como o prefeito Geraldo Cruz, que levou sua solidariedade à causa da Liberdade Religiosa quando disse que que engrandecem e dignificam a cidade. “Embu das Artes está de portas abertas para a realização de eventos como o Fórum de Liberdade Religiosa", foi a saudação do chefe do executivo.

O presidente da OAB/SP-Embu, doutor Felipe Alves Moreira, e Samuel Luz, presidente da Ablirc, foram os moderadores do debate. Segundo Moreira, o evento foi um momento histórico para a cidade, pois "reafirma o compromisso com a defesa da cidadania ao estabelecer a comissão de direitos e liberdade religiosa", declarou.

A palestra do deputado estadual José Bittencourt foi baseada no verso bíblico: "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará." Bittencourt também é pastor da igreja assembléia de Deus de Utinga. Segundo ele, não é possível falar de liberdade sem destacar as grandes contribuições, para a sociedade, daqueles que têm a Bíblia como regra de fé.

Para o pastor Carlos Enoc Pollheim, diretor de Liberdade Religiosa da sede administrativa da igreja adventista do sétimo dia na região Sul de São Paulo, o evento destacou um tema pouco explorado. "Outros encontros assim precisam acontecer para que o assunto alcance melhor compreensão na sociedade", comentou.

Dijael Santos, pastor da igreja adventista de Embu das Artes, destacou que a separação entre Igreja e Estado é um princípio que deve ser mantido, para que um não invada o espaço do outro. "A história da humanidade é rica em exemplos de que quando esta união acontece coisas terríveis também ocorrem".

Para Euler Bahia, reitor do Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo e presidente da ABIEE - Associação Brasileira das Instituições de Ensino Evangélicas, a liberdade religiosa é um direito “dos mais sublimes, e iniciativas que garantam o direito humano devem ser incentivadas e apoiadas tanto pelas instituições como por cidadãos individualmente."

O presidente da Ablirc, Samuel Luz, acredita que a declaração universal dos direitos humanos, que completa 60 anos em dezembro, possui propostas que continuam atuais: "É gratificante contribuir para a expansão da compreensão sobre este assunto na sociedade. Mas, há muito ainda por conquistar, sobretudo no que diz respeito à efetividade da liberdade religiosa”, alegou.
O diretor estadual de liberdade religiosa da igreja adventista, doutor Alcides Coimbra, lembra a importância do livre arbítrio como um dos direitos mais preciosos do ser humano: "O preço da Liberdade é a eterna vigilância", lembrou.

Samuel Luz, da Ablirc, está à disposição para ceder informações e orientações sobre liberdade religiosa por e-mail: samuelluzlima@gmail.com

 

 

 


  Envie a um amigo

Site UCB Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial Escolas Adventistas Portal Adventista Página Inicial