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21 de Fevereiro de 2018




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Controle a vontade de comer doces

O combate deve ser diário e começar aos poucos, sem radicalismos

São Paulo, 15 de maio de 2008

NUTRIÇÃO
Da Assessoria de Imprensa
www.minhavida.com.br

O inverno se aproxima e, com ele, o desejo por doces. Para não deixar que um plano de reeducação alimentar vá por água abaixo, a dica é afastar o pensamento negativo (e gordo) e não cogitar a possibilidade de abandonar a sua meta, seja ela equilibrar o ponteiro da balança ou seguir um cardápio mais saudável.
 
Quem ensina todas as artimanhas para se livrar do desejo incontrolável por doces é a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Segundo ela, alguns estudos apontam que o chocolate e outros tipos de doces provocam sintomas semelhantes à dependência das drogas, como sensação de bem-estar seguida de sentimento de culpa. Por outro lado, tal associação ainda não pode ser encarada como conclusiva, já que a falta de doces não acarreta outros problemas notados no uso de drogas, como no caso de sua abstinência.

“Deixando o pretexto da dependência física do açúcar de lado, invista em atitudes práticas para espantar a vontade. Se você tem o hábito de consumir doce diariamente, cortar a ingestão de vez não é uma boa idéia. Isso pode gerar uma sensação de privação excessiva, aumentando o risco de descontrole e levando à desistência do objetivo”, alerta a nutricionista.

Confira algumas dicas para driblar a vontade de comer doces:

1) Diminua a ingestão aos poucos: se você tem o hábito de ingerir açúcar todos os dias, passe a consumi-lo cinco vezes por semana. Reduza a rotina gradativamente, até atingir a meta de comer doce apenas uma vez a cada sete dias.

2) Faça um diário alimentar: registre os alimentos e a quantidade que ingere ao longo do dia, para identificar com que freqüência e o volume de doces que está consumindo.

3) Opte por alimentos menos calóricos e que apresentem nutrientes mais saudáveis. Substitua o chocolate do lanche da tarde por uma fruta ou por uma barrinha de cereais.

4) Faça substituições inteligentes: as frutas são sempre as melhores opções para substituir os doces. Gelatinas, pudins ou flans light também podem matar a vontade das sobremesas.

5) Não faça nenhum tipo de barganha alimentar: não pule refeições ou diminua as porções para, mais tarde, saborear uma farta sobremesa. Essa atitude só faz a fome acumular, favorecendo o descontrole alimentar.

6) Evite a estocagem de tentações: se a vontade for irresistível, coma apenas uma porção do seu doce preferido. Não faça estoque na despensa para não aumentar a tentação.

Sobre o portal Minha Vida

Criado em julho de 2004 sob a marca Dieta e Saúde, o portal Minha Vida (www.minhavida.com.br) é a maior comunidade on-line de saúde, alimentação, beleza e bem-estar do Brasil. Com atuação focada na construção de relacionamentos com consumidores, por meio de conteúdo editorial, serviços, e-commerce e do estímulo à formação de comunidades, o Minha Vida integra interessados nesses temas, especialistas e empresas do setor.

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O site disponibiliza, gratuitamente, avaliação do IMC - Índice de Massa Corpórea.


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